Página inicial > Notícias > Projeto de extensão do Campus Linhares promove aprendizagem em robótica para alunos de escola estadual

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h49 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h51

Serão ofertadas quatro turmas do curso de extensão entre junho e novembro.

O Campus Linhares, em parceria com a escola estadual José de Caldas Brito, iniciou, neste mês de junho, o projeto de extensão "Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP". O principal objetivo da iniciativa é promover a difusão de conhecimentos em robótica entre alunos da rede pública e finalistas do ensino fundamental através do uso de tecnologias vinculadas à economia 4.0 e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

O projeto será desenvolvido ao longo de 24 meses e prevê o desenvolvimento de algumas ferramentas didáticas, com a participação de alunos da graduação em Engenharia de Controle e Automação e do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Campus Linhares, que vão apoiar o ensino das tecnologias da robótica junto aos estudantes da escola estadual.

Em função da pandemia do COVID-19, a primeira ação concreta do projeto será um curso de robótica no qual os estudantes poderão estudar de forma híbrida, presencial ou remotamente, tanto de casa quanto da escola, por meio do acesso a uma plataforma virtual de aprendizagem e Internet.

Tela do Simulador de Robótica

Inicialmente, serão ofertadas quatro turmas do curso de extensão "Aprendendo Robótica em Casa", entre junho e novembro de 2021. A expectativa é atender 120 alunos nesta primeira ação. No curso, os participantes serão apresentados aos conceitos fundamentais da robótica, através de simuladores didáticos e gratuitos.

Todo o material do projeto será planejado para a implementação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou seja, os problemas da robótica serão contextualizados como problemas e desafios. Os alunos serão instruídos a debater e resolver tais problemas como equipe, durante webconferências com a presença de instrutores. A utilização desse tipo de abordagem visa divertir os alunos, promovendo entre eles o trabalho colaborativo e a divisão do conhecimento, mesmo em tempos de contato remoto.

Confira o vídeo sobre o projeto.