Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro de Itapemirim presta contas do uso de recursos de emenda parlamentar

Publicado: Domingo, 30 de Maio de 2021, 12h48 | Última atualização em Domingo, 30 de Maio de 2021, 12h55

Diretor geral do campus e reitor do Ifes receberam deputada responsável por indicação de emenda da bancada federal ao orçamento da União.

IMG 0486Computadores para laboratórios de informática, máquina de corte de plasma, torno com comando numérico computadorizado, equipamentos digitais para usos no ensino de topografia, cartografia, metrologia e mineração, além de um abanador automático de café desenvolvido com apoio do Núcleo Incubador do campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foram apresentados pela gestão do campus e pela reitoria, nesta sexta-feira (28), à deputada federal Norma Ayub, parlamentar responsável por realizar a indicação da rubrica para as aquisições em emenda da bancada federal capixaba à Lei Orçamentária Anual (LOA).

O investimento total em indicações à LOA nos anos de 2019 e 2020 foi de R$ 1,25 milhão, utilizados nas aquisições para atender atividades de ensino e projetos de pesquisa e novação. Segundo o diretor-geral do campus, Edson Maciel Peixoto, os ítens são utilizados por todas as áreas industriais atendidas pelo campus. “A escola era carente de equipamentos para atender aos cursos de técnicos e de engenharia. A captação via emendas parlamentares foi uma solução encontrada para fazer as compras e atender aos laboratórios”, disse.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, também participou da apresentação, que teve o objetivo de prestar contas da aplicação do recurso indicado ao Ifes. Ele fez um agradecimento à deputada federal. “A deputada Norma Ayub demonstrou muita sensibilidade e comprometimento com a causa da educação profissional, acolhendo prontamente as demandas apresentadas pelo campus”, disse.

Jadir Pela destacou ainda a importância de fortalecer continuamente as ações da instituição com alta relevância para a sociedade, aumentando a capacidade de mobilização de recursos. “Toda a bancada tem entendido o papel do Ifes para os capixabas e nos ajudado muito nesse momento de dificuldades orçamentárias e financeiras”, destacou.

A deputada federal Norma Ayub se disse encantada com tudo que viu.”O campus está muito bem cuidado e saber que aqui são atendidos alunos de todas as classes sociais, possibilitando o acesso de jovens carentes aos mais modernos equipamentos usados nas suas profissões nos alegra muito”, disse.

Ayub fez questão de destacar o desenvolvimento do abanador automático de café, por meio de um projeto de extensão do campus com o pequeno produtor de Vargem Alta, Anathalício dos Reis. “Quando fui procurada e tomei conhecimento do projeto do Anathalício, de fazer o abanador por causa de um problema de saúde que ele passou, fiquei convencida de fazer a indicação”, lembrou. Norma Ayub se disse satisfeita com o destino dos recursos aportados no Campus. “Podem contar sempre comigo”, finalizou.

Assista reportagem da TV Gazeta Sul sobre o projeto de Anathalício em parceria com o Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro de Itapemirim (necessário login no Facebook)