Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para projetos de pesquisa e extensão sobre ambientes costeiros e marinhos capixabas

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 16h49 | Última atualização em Terça, 25 de Maio de 2021, 16h51

Seleção faz parte de programa do Ifes financiado pelo Estaleiro Jurong Aracruz

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO) e o Estaleiro Jurong Aracruz Ltda (EJA), divulgaram chamada pública para seleção de projetos de pesquisa e extensão do Programa Permanente de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Ambientes Costeiros e Marinhos Capixabas (PEPAC). As inscrições vão até o dia 20 de junho e podem ser feitas por e-mail, em formulário próprio, anexo ao edital.

O objetivo da chamada é selecionar projetos que gerem benefícios ao meio ambiente e às comunidades litorâneas do Espírito Santo, especialmente na região costeira dos municípios de Aracruz e Fundão. As iniciativas podem ter como proponentes pesquisadores e extensionistas vinculados às instituições de ensino públicas e privadas do Espírito Santo ou organizações da sociedade civil com atividades de pesquisa e extensão. Também são admitidos projetos de pesquisadores e extensionistas independentes, desde que comprovem capacidade técnico-científica.

O Programa é patrocinado com recursos do EJA e gerenciado pela FACTO. A iniciativa também atende a condicionantes ambientais estabelecidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) no processo de licenciamento ambiental do estaleiro, localizado em Barra do Sahy, município de Aracruz.

Linhas temáticas:

Os projetos devem estar inscritos em uma das duas linhas temáticas:

1) monitoramento ambiental, que tenha como produtos de conhecimento o monitoramento físico-químico, ou vegetal, ou animal, ou socioambiental e econômico de impactos ou, ainda, o desenvolvimento de tecnologias ou equipamentos de monitoramento; e

2) tecnologias sociais, cujos produtos de conhecimento sejam aplicáveis no enfrentamento a problemas e necessidades socioeconômicas, na sustentabilidade e no desenvolvimento dos territórios, bem como no desenvolvimento de processos e novas tecnologias sociais.

Valores:

Os valores dos projetos podem ser de até R$ 100 mil para a linha 1 e de até R$ 154 mil para a linha 2. Para a primeira linha, o Pepac disponibilizou o valor de até R$ 300 mil. Já para a segunda, o valor é de R$ 308 mil. Entre os ítens financiáveis estão bolsas, materiais de consumo, serviços de terceiros, despesas com viagens e despesas de capital, excluídos ítens não financiáveis previstos no texto da chamada.

Acesse o site da FACTO

Acesse o edital completo