Página inicial > Notícias > Agifes e INPI promovem live sobre programa de mentorias em propriedade intelectual

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 09h07 | Última atualização em Terça, 25 de Maio de 2021, 09h07

Mentorias são voltadas a estudantes, pesquisadores e empreendedores incubados no Ifes.

Na terça-feira (1º), a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizam uma transmissão ao vivo sobre o Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual do INPI. A live será transmitida a partir das 17h30 no canal da Agifes no YouTube.

O Ifes e o INPI firmaram acordo de cooperação técnica em abril deste ano e a Agifes e o INPI-ES vêm desenvolvendo diversas atividades conjuntas, entre elas a divulgação do programa de mentorias para participação de estudantes, pesquisadores e empreendedores incubados no Ifes.

O Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual é gratuito e tem como objetivo fomentar a ampliação do uso do sistema de propriedade intelectual por parte das empresas e ICTs mentoradas. As inscrições para o programa funcionam em fluxo contínuo, ou seja, podem ser realizadas a qualquer momento. Cada ciclo de turmas oferece cinco vagas por projeto de inovação, sendo que em cada projeto pode ter uma equipe de cinco pessoas.

O INPI já realizou uma primeira turma, em formato piloto, com a participação de dois servidores do Ifes, Deise Menezes, do Polo de Inovação; e Huarley Lemke, do Campus São Mateus. Deise Menezes participará da live na próxima terça para compartilhar sua experiência em participar do programa de mentorias do INPI.

Sobre o programa
O Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual compreende uma etapa de nivelamento de 12 horas em curso assíncrono realizada na Plataforma Moodle (Academia virtual INPI). Posteriormente, a etapa de mentoria que será desenvolvida de acordo com Plano de Trabalho a ser elaborado entre mentor e mentorado, estabelecendo as expectativas, objetivos e metas, bem como o cronograma de encontros (que poderão ser por videoconferência) para orientação quanto ao uso do sistema de propriedade intelectual.

A etapa de mentoria será desenvolvida por meio de um conjunto de reuniões periódicas, a serem realizadas também no Moodle (Academia virtual INPI), dentro das Salas de Mentoria. A duração da ação de mentoria é, preferencialmente, de até 8 horas, incluindo a realização das reuniões. Pode-se esperar que ao fim desse processo o mentorado já reúna as condições de apresentar um pedido de patente (ou outro ativo de propriedade intelectual identificado) capaz de ser levado a exame técnico.

Saiba mais sobre o Programa de Mentorias em Propriedade Intelectual.