Página inicial > Notícias > Ifes faz parte do comitê para planejar a vacinação dos trabalhadores da educação

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 16h00 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 16h00

Comitê criado pelo Governo do Estado fará o acompanhamento da imunização desses profissionais.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) integra o Comitê Interinstitucional para Vacinação dos Trabalhadores da Educação, anunciado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na quinta-feira (15), em ato simbólico que marcou o início da vacinação de profissionais da área da educação do Espírito Santo contra a Covid-19. O comitê foi instituído por meio da Portaria nº 090-R, de 14 de abril de 2021 e fará toda gestão e regramento da vacinação no estado.

O comitê conta também com representantes da Secretaria da Educação (Sedu); Secretaria de Controle e Transparência (Secont); da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação (Undime/ES); e do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe). A coordenação será feita pelo representante da Secretaria da Educação.

Pelo Ifes, integram o comitê os pró-reitores de Ensino, Adriana Piontkovsky; e de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo. De acordo com a pró-reitora de Ensino, o grupo se reuniu pela primeira vez na sexta-feira (16).

Segundo a resolução 046/2021 da Comissão de Intergestores Bipartite, divulgada no sábado (17), a vacinação começará por professores, gestores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, ensino fundamental I e II e ensino médio e técnico com o seguinte ordenamento por faixa etária: 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; 18 a 29 anos; posterior os demais trabalhadores da educação dos níveis educacionais também seguindo ordenamento por faixa etária. "Os profissionais do ensino superior serão contemplados em regulamento que ainda será emitido pelo governo do estado", explica Adriana, que complementa: "todos serão vacinados conforme o regramento definido pelo comitê".

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, conta que já foi foi encaminhada a listagem da primeira faixa etária e destaca que "a gestão da vacina é feita pelo Governo do Estado e o Ifes cumprirá as regras determinadas pelo governo estadual". Não há protocolo interno para vacinação. O Instituto, no caso, levará ao comitê suas especificidades. O Comitê Interinstitucional fará o acompanhamento da imunização, por meio de listagem nominal dos professores contemplados a cada fase da vacinação. A lista será atualizada semanalmente. A Secretaria da Saúde (Sesa) repassará a listagem para os municípios, que serão responsáveis pela execução da ação.