Página inicial > Notícias > Webinar vai tirar dúvidas sobre chamada para projetos de iniciação tecnológica na Rede Federal

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 15h10 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 15h10

Evento será nesta terça-feira (6), a partir das 15h, via web.

A partir desta terça-feira (6), começam as inscrições para a chamada pública que selecionará projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal. Nesta data, será realizado o primeiro webinar para explicar a chamada e tirar dúvidas em relação ao edital. O evento será às 15h, pelo Google Meet

A iniciativa é realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e e tem como objetivo o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. As submissões de projetos devem ser realizadas de até 30 de maio, pelo endereço eletrônico: linhares.ifes.edu.br/selecao.

O edital vai selecionar 60 projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Podem participar da seleção todas as autarquias que fazem parte da Rede Federal. Cada instituição deverá submeter uma única proposta, que poderá conter até cinco projetos.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica. Cada projeto poderá receber recursos de até R$ 90 mil para custear equipamentos e bolsas.

O processo de seleção será composto por duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos. O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 18 de junho e o resultado da etapa 2, bem como o resultado final, está previsto para 30 de julho. A previsão de início da execução dos projetos é para 1º de setembro.

Acesse a chamada.