Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes firma cooperação com Aliança Tropical de Pesquisa da Água
Início do conteúdo da página

Ifes firma cooperação com Aliança Tropical de Pesquisa da Água

Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 12h52 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 14h07

A organização é uma parceria entre instituições e o meio acadêmico do Brasil e da Austrália para pesquisa e gestão de bacias hidrográficas tropicais.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assinou um memorando de entendimento com a Aliança Tropical de Pesquisa da Água (em inglês, Tropical Water Research Alliance – TWRA). A organização é uma parceria entre instituições (públicas e privadas) e o meio acadêmico do Brasil e da Austrália para promoção de uma abordagem integrada na pesquisa e na gestão das bacias hidrográficas tropicais.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero, explica que a assinatura do memorando pretende abrir aos pesquisadores da instituição a possibilidade de trabalhar em projetos internacionais e nacionais voltados à solução de problemas relacionados à água em ecossistemas tropicais.

O acordo prevê o apoio a atividades, treinamento e cooperação em pesquisa acadêmica, técnica e científica em oito linhas temáticas: Balanço hídrico; Fragmentação e restauração de rios; Influências do uso da terra nos ecossistemas aquáticos; Segurança hídrica; Planejamento de conservação e biodiversidade em bacias hidrográficas; Dimensão social e cultural da água; Monitoramento, avaliação e relatórios de bacias hidrográficas; e Modelagem e predição para a gestão integrada de bacias hidrográficas.

A professora Fernanda Veronez, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória, é a vice-diretora da TWRA no Espírito Santo. Ela enfatiza que pesquisadores das diversas áreas do conhecimento são convidados a participar da Aliança e a pensar pesquisas para as bacias hidrográficas. “O Ifes traz a sua característica multidisciplinar para essa cooperação, e com o olhar a partir de todas as regiões do Estado”, comentou.

Fernanda aponta ainda que a atuação conjunta pode ajudar a alcançar um nível de pesquisa maior, mais abrangente, considerando que, apenas no Brasil, a Aliança conta com pesquisadores associados de 65 programas de pós-graduação. Além disso, a iniciativa tem o apoio da Embaixada da Austrália no Brasil.

Os interessados em obter mais informações e entrar em contato com a TWRA podem acessar o site https://www.thetwra.org.

registrado em:
Assunto(s): tropical , water , pesquisa , austrália
Fim do conteúdo da página