Página inicial > Notícias > Ifes ocupa o segundo lugar na Rede Federal e a 65ª posição no Brasil em ranking de universidades

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h13 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h20

O Webometrics considera critérios como excelência em pesquisa, transparência e impacto na web.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está entre as 65 instituições de ensino superior brasileiras mais bem colocadas no Webometrics Ranking of World Universities. A classificação é publicada anualmente pelo Laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), localizado na Espanha, e considera critérios como excelência em pesquisa, transparência e impacto na web.

O Ifes subiu 681 posições de 2020 para 2021 e este ano figura em segundo lugar entre as instituições da Rede Federal na classificação, atrás apenas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). No ranking mundial, o Instituto ocupa a 2619ª posição e a 158ª colocação entre as instituições da América Latina. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, "esse é um grande resultado dos nossos pesquisadores e do amadurecimento da pesquisa em nossa instituição".

O Webometrics Ranking of World Universities é um sistema de classificação de universidades em todo o mundo com base em um indicador composto que leva em conta tanto o volume do conteúdo da instituição na web (número de páginas e arquivos) quanto a visibilidade e o impacto destas publicações on-line de acordo com o número de inlinks externos (citações do site) que receberam.

Assunto(s): pesquisa , ranking , rede federal