Página inicial > Notícias > PRPPG comemora desempenho de pesquisadores em edital de bolsas do CNPq

PRPPG comemora desempenho de pesquisadores em edital de bolsas do CNPq

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h07 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h07

Ifes tinha 7 pesquisadores bolsistas de produtividade; agora, serão pelo menos mais 4.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) comemorou a divulgação da lista preliminar dos classificados na Chamada CNPq 02/2020 - Bolsas de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora, contendo nomes de vários pesquisadores do Ifes.

O edital foi aberto a pesquisadores de todo o Brasil que possuíssem clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação científica dos resultados de seus trabalhos.

Atualmente, a instituição conta com cinco pesquisadores que recebem essa bolsa de produtividade tecnológica (modalidade DT), além de dois que recebem bolsas da modalidade PQ, de produtividade em pesquisa. Agora, com a divulgação do resultado, pelo menos mais quatro pesquisadores do Ifes receberão bolsas DT, e pelo menos 12 outros foram também aprovados, porém não serão contemplados neste momento devido à limitação de recursos.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio Berilli, explica que não foi possível confirmar o número exato de contemplados e classificados porque o nome da instituição de atuação dos pesquisadores não consta na lista do resultado do CNPq. Entretanto, o aumento já é expressivo. Ele lembrou que a pró-reitoria fez esforços, promovendo palestras e compartilhando experiências, para incentivar os servidores a se inscreverem na chamada.

“Esse resultado é de extrema importância para o Ifes, como seria para qualquer outra instituição, porque demonstra que temos pesquisadores de muita qualidade.

Conquistar essas bolsas é vencer uma concorrência gigantesca com o Brasil inteiro”, apontou, lembrando que há um impacto para a elevação da pontuação dos programas de pós-graduação junto à Capes.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero, lembrou que este é mais um sinal dos grandes avanços que o Instituto vem fazendo na área da pesquisa em seus 12 anos de existência e um demonstrativo do comprometimento dos pesquisadores. “Isso é resultado de muita dedicação, de muito brilhantismo dos nossos pesquisadores. Só tenho a agradecer o trabalho que têm feito pela nossa instituição”, finalizou.

Assunto(s): cnpq , produtividade , pesquisadores