Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto de aquaponia do Campus de Alegre recebe prêmio da TV Gazeta Sul
Início do conteúdo da página

Projeto de aquaponia do Campus de Alegre recebe prêmio da TV Gazeta Sul

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h36 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h36

Prêmio Biguá de Sustentabilidade reconhece iniciativas de preservação ambiental.

O projeto de Extensão Aquaponia Solidária, do Campus de Alegre, recebeu o Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2020, oferecido pela TV Gazeta Sul como forma de reconhecer as experiências de sucesso na preservação e recuperação dos recursos naturais (solo, água, fauna e flora). A entrega foi realizada nesta quinta-feira (10). O professor Thiago Bernardo de Souza, que é coordenador da iniciativa, recebeu o troféu da categoria “Ensino Superior”.

O Aquaponia Solidária está sendo executado com a parceria da Casa de Amparo aos Idosos Maria Bossois Lannes e produtores rurais do município de Jerônimo Monteiro. Ele consiste na implantação de um sistema de aquaponia (termo formado pela junção da palavra “aquicultura” com a “hidroponia”), no qual os resíduos dos organismos aquáticos (nesse caso, os peixes em um tanque) servem como fonte de nutrientes para uma horta.

Em contrapartida, as plantas da horta absorvem diversos nutrientes pelas suas raízes, o que favorece o seu desenvolvimento e possibilita o retorno da água para o tanque dos peixes em boa qualidade.

“É importante ressaltar que entre o tanque de peixes e os vegetais, existem dois filtros: o mecânico, para retenção de fezes e sobras de ração, e o biológico, onde acontece o processo de nitrificação realizado por bactérias nitrificantes, que convertem a amônia em nitrato, o qual é mais facilmente absorvido pelas plantas e apresenta menor toxidade aos organismos aquáticos, permitindo assim a recirculação da água durante todo o cultivo e uma fonte de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos”, detalhou o professor Thiago.

Atualmente o projeto está avaliando o desenvolvimento de alface, cebolinha, salsa, tomate, agrião e dos peixes (tilápias). Estudantes do cursos de Engenharia de Aquicultura e Ciências Biológicas do Campus de Alegre são os responsáveis pelo planejamento, montagem, monitoramento e a dinâmica de funcionamento, juntamente com alguns produtores familiares e voluntários que desejam contribuir e aprender sobre aquaponia.

O professor conta ainda que o grupo trabalha para estabelecer o valor fechado da implantação do sistema e sua durabilidade, de forma a expandir seu uso para outras propriedades rurais ou mesmo dentro da cidade, onde já existe demanda.

As ações do projeto também são divulgadas pelo Facebook e Instagram @aquaponiasolidaria.

Este é o segundo prêmio que o Aquaponia Solidária recebe. Em dezembro de 2019, o projeto ficou em primeiro lugar no Prêmio Farol do Bem 2019, na categoria Ação Social. A premiação é organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) em parceria com o Sebrae-ES.

Veja algumas fotos:

Equipe do Aquaponia Solidaria recebe premio

Equipe do Aquaponia Solidária recebe Prêmio Biguá

 

Horta e filtros

Horta e filtros do sistema de aquaponia implantado em Jerônimo Monteiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página