Página inicial > Notícias > Projetos do Campus Santa Teresa são premiados na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 13h19 | Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 13h20

A divulgação dos premiados da exposição virtual aconteceu na última sexta-feira (4).

O Campus Santa Teresa, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve dois projetos premiados na 17ª edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu virtualmente, de 24 a 27 de novembro, com exposição de projetos científicos, palestras, cursos e outras atividades. A divulgação dos premiados da exposição virtual aconteceu na última sexta-feira (4), no site do evento: semanact.es.gov.br.

Na categoria Coletivo Ensino Superior, em Tema Livre, o trabalho “Desempenho de filtros orgânicos constituídos de engaço de bananeira no tratamento de águas residuárias de suinocultura” ficou em terceiro lugar. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Rodrigo Júnior Nandorf, Vinícius Bonatto Roldi, Lillya Mattedi e Jayni Zucologo Gasparini, orientados pela professora Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco.

E o trabalho “Resíduos da vitivinicultura como coagulante natural no tratamento de vinhaça” recebeu a premiação extra na categoria Relevância Ambiental. O projeto premiado é de autoria dos estudantes Lillya Mattedi, Vinicius Bonatto Roldi, Rodrigo Júnior Nandorf e Rayron Fernandes Rocha, com orientação da professora Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco.

Ao todo, 161 projetos científicos e de inovação foram inscritos na Chamada Pública para expositores. Desse total, 140 foram expostos no evento virtualmente, por meio de vídeos gravados por estudantes, professores e profissionais da área de todo o Espírito Santo. Os trabalhos foram divididos em quatro categorias (Coletivo Ensino Básico, Coletivo Ensino Superior, Institucional e Profissional) e em três temas (Inteligência Artificial, Covid-19 e Tema Livre).

Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria e tema, além das instituições e professores que coordenaram os projetos. Mais de cem premiações serão entregues pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) no formato de troféus, medalhas e placas de homenagem. Também foram premiados, dentro de cada categoria, os projetos que alcançaram o primeiro lugar em Relevância Ambiental, Relevância Social e Criatividade e Inovação. A entrega dos prêmios será realizada em 2021.