Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professor do Ifes é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências
Início do conteúdo da página

Professor do Ifes é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 13h23 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 13h23

Wanderson Romão é o único representante capixaba na academia.

O professor do Ifes Wanderson Romão foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na última semana. Ele, que é docente do Campus Vila Velha, foi designado como um dos membros afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo. Romão é o único capixaba e o único representante da Rede Federal entre os eleitos para o mandato de 5 anos na ABC.

A Academia Brasileira de Ciência (ABC) atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. A indicação e seleção dos novos membros se dá por membros titulares com atuação nas mesmas regiões (Nordeste e Espírito Santo). Entre os critérios para a eleição estão a idade, ter produção científica relevante, participação em programas de pós-graduação e premiações.

Além de ser docente no Ifes, também atua no Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes. Dedica-se à pesquisa aplicada nas áreas de Química Forense, Petroleômica, Produtos naturais e Espectrometria de massas, possui 198 artigos nacionais e internacionais publicados em revistas científicas e 35 orientações de discentes em pós-graduação. Romão é bolsista produtividade do CNPq e já foi contemplado em editais do CNPq e da Capes.

O professor recebeu a notícia com muita honra e alegria, "talvez seja uma das maiores realizações para um pesquisador. Representar o meu estado na Academia Brasileira de Ciência é uma grande conquista mas também uma grande responsabilidade, é o reconhecimento de um trabalho feito por muitas mãos!", comenta.

Confira os membros eleitos para o mandato 2021 a 2025 na Academia Brasileira de Ciência (ABC).

 

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Vila Velha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página