Página inicial > Notícias > Fapes apoiará pesquisadores em visitas e estágios técnicos dentro e fora do país

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 16h36 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 16h38

Os interessados devem submeter propostas até o dia 18 de dezembro.

Pesquisadores e estudantes de mestrado ou doutorado, vinculados a instituições capixabas, podem receber auxílio financeiro para realizar visitas ou estágios técnico-científicos em laboratórios ou centros de pesquisa e desenvolvimento localizados no País ou no exterior. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebe, até o dia 18 de dezembro, propostas submetidas à primeira chamada do Edital 12/2020.

São R$ 960 mil em recursos com origem no Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) a serem aplicados por meio de três chamadas públicas que destinam, cada uma, R$ 180 mil para estágios e R$ 140 mil para visitas técnicas.

Os proponentes devem agendar a realização do projeto para o período entre os dias 1º de março e 31 de maio de 2021. Quanto ao tempo de execução, os estágios podem variar de 30 a 90 dias e as visitas duram até 15 dias.

Requisitos
Para participar do programa de auxílio para mestrandos e doutorandos, é necessário estar vinculado a um projeto de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, ou a projeto de tese ou dissertação, em execução em instituição de ensino ou pesquisa sem fins lucrativos, localizada no Espírito Santo.

Além disso, também é necessário:

a) Categoria Aluno:
- ser aluno de instituição, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Espírito Santo e estar regularmente matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

b) Categoria Pesquisador:
- ser pesquisador com título de doutor ou mestre, com vínculo celetista ou estatutário em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Espírito Santo.

Próximas chamadas
Outras duas chamadas do edital estão previstas para os próximos meses, sendo que a próxima será aberta no dia 5 de fevereiro de 2021 para contemplar estágios e visitas a serem realizados entre 1º de junho e 31 de agosto de 2021. No dia 30 de abril, a Fapes começa a receber as propostas referentes à terceira e última chamada do Edital 12/2020, previstas para o período entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2021.

Acesse o Edital Fapes nº 12/2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapes

Assunto(s): Fapes , estágio , pesquisa