Página inicial > Notícias > Alunos Conectados: Ifes realiza chamada interna para entrega de chips de internet

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 13h24 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 14h56

Programa do MEC disponibiliza pacote de dados para estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo per capita.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou, nesta terça-feira (27), uma chamada interna para realizar a entrega de chips de pacote de dados para estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Os chips fazem parte do programa Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC). O período para adesão foi prorrogado até sexta-feira (6).

Ao todo, 3070 chips das operadoras Claro e Oi, com pacote de 20GB de dados, serão entregues para estudantes de todos os campi da instituição. Podem participar os estudantes matriculados em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, que não estejam recebendo o auxílio emergencial de inclusão digital do Ifes; e com renda de até 1,5 salário mínimo per capita (que sejam beneficiados pela Assistência Estudantil, cadastrados no CadÚnico, via NIS ou autodeclaração).

Os alunos contemplados deverão retirar o chip no campus, conforme cronograma estabelecido e o uso do pacote de dados contratados para realização de atividades acadêmicas. O resultado da chamada será divulgado no dia 9 de novembro.

Acesse a chamada interna
Faça a adesão

Usos do chip

Além do uso tradicional, no smartphone, os estudantes também podem utilizar o pacote de dados de 20 GB das seguintes formas:

Criação de uma rede Wi-fi a partir do smartphone Android
É possível rotear a internet 4G do celular para outros dispositivos (como tablet e notebooks), criando uma rede Wi-fi.

1) Siga os passos abaixo (eles variam ligeiramente a depender da marca do smartphone):
Entre nas Configurações
Na área Rede e Internet, acesse a opção Roteador Wi-Fi e conexão (tethering)
Entre em Roteador Wi-Fi
Defina um nome para a rede
Agora é só tocar no botão no topo para ativá-la

2) Defina uma senha para a conexão Wi-Fi.
Entre em Avançado
Toque na Opção Senha do Roteador Wi-Fi
Escolha a senha

Agora é só ir até o dispositivo que você quer conectar à internet e procurar pela rede Wi-Fi que acabou de criar.

Uso do chip em um modem 4G
O modem 4G, ou roteador 4G, é um aparelho que dispensa a internet a cabo.
Ele funciona com um chip, da mesma forma que você tem um no seu celular que permite que o seu smartphone fique conectado.

Usar um modem 4G é uma alternativa útil para pessoas que vivem em áreas sem acesso a redes de telefonia fixa possam se conectar à Internet. O acessório normalmente funciona como se fosse um pendrive e se conecta via USB, permitindo o acesso à web por meio de redes móveis, sem a necessidade de instalar outros programas, além de oferecer suporte a cartões de memória para aumentar o armazenamento.

Acesse a chamada interna

Faça a adesão