Página inicial > Notícias > Ifes divulga Relatório de Gestão 2019

Ifes divulga Relatório de Gestão 2019

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h39 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h40

Documento traz as ações de governança e os resultados da gestão no último ano.

Nesta segunda-feira (31), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulga o seu Relatório de Gestão 2019. O documento, apresentado na quinta-feira (27) ao Conselho Superior da instituição, traz as ações de governança e os resultados da gestão no último ano, além das demonstrações contábeis referentes ao ano de 2019.

Entre os resultados apresentados no documento, estão as ações com o objetivo de ampliar a oferta de de vagas, como a criação de novos cursos e a aprovação do primeiro doutorado do Ifes. Outro destaque é a melhora em relação à eficiência acadêmica, fruto dos esforços da reitoria e dos campi para combater a evasão; e a ampliação das ações de extensão e pesquisa aplicada.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, ressalta os avanços na consolidação da governança do Ifes, definida como prioridade pela gestão e é uma das metas apontadas no Planejamento Estratégico da instituição. “Em 2019, criamos o Programa de Integridade, iniciamos um novo ciclo do Planejamento Estratégico e a implantação do Plano de Dados Abertos, que certamente serão destaque no relatório referente ao ano de 2020”, afirma.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, os resultados estão alinhados com as demandas da comunidade acadêmica. “Os investimentos em aquisição de equipamentos e em obras, como a retomada das obras da recuperação estrutural do prédio principal do Campus São Mateus e de implementação das estruturas físicas definitivas do Campus Barra de São Francisco, vão ao encontro das demandas indicadas por servidores e estudantes nas reuniões da Reitoria Itinerante”, ressalta.

O diretor de Planejamento do Ifes, Marcelo Tedoldi, destaca que o Relatório de Gestão se tornou uma importante ferramenta de tomada de decisão para a gestão, que aponta as fragilidades e os resultados positivos do Instituto. Segundo o diretor, “o relatório estimula os gestores a monitorarem o desenvolvimento da estratégia da instituição, uma vez que os resultados desse processo estão visíveis no documento”.

Sobre o relatório
O Relatório de Gestão é fruto de um trabalho coletivo, com a participação de diversos setores do Instituto. A sistematização dos dados é realizada pela Diretoria de Planejamento do Ifes (DPLA). Nesta edição, o documento está adequado à nova abordagem adotada pelo Tribunal de Contas da União, adotando o formato Relato Integrado.

Até 2017, o documento tinha um formato extenso e pouco amigável ao público, voltado exclusivamente aos órgãos de controle. Desde 2018, adotou-se o conceito de relato integrado, ou seja, a prestação de contas do Ifes é sistematizada na perspectiva de partes integradas. Na edição deste ano, houve ainda uma evolução do formato de relato integrado para a prestação de contas, com o documento em um formato acessível, enxuto e voltado para sociedade.

“A prestação de contas é pensada para que a sociedade possa compreender os dados e fiscalizar, uma vez que os órgãos de controle atuam diretamente sobre os sistemas onde constam os dados”, explica Guilherme Augusto da Silva Souza, gerente do projeto. “Outro ponto é a harmonização das partes que integram o documento, se conectando ao Planejamento Estratégico do Ifes e apresentando os resultados alcançados, principalmente pelas áreas fins – ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.

Acesse o documento.

Assunto(s): Gestão , governança , resultados