Página inicial > Notícias > Seminário discute fundamentos da Economia Criativa no contexto de Desenvolvimento Regional do Estado

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 17h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h44

O evento acontece no dia 9 de setembro e as inscrições são gratuitas.

O Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein) da Fábrica de Ideias (Creia/Ifes) organiza, no próximo dia 9 de setembro, às 9h, o primeiro evento do Seminário Sys.terna: criatividade e inovação. O objetivo é debater fundamentos e políticas da Economia Criativa e como elas se relacionam com o Desenvolvimento Regional do Espírito Santo.

O Seminário Sys.terna tem como público-alvo pesquisadores, gestores públicos e privados, docentes, estudantes e agentes envolvidos com o tema da Economia Criativa. Ao longo dos próximos meses, pesquisadores serão convidados para apresentar seus estudos e refletir com os residentes do Núcleo, os professores Robson Malacarne (Ifes - Campus Viana) e Orlando Lopes Albertino (DLL/Ufes).

Para a primeira edição, o convidado é o professor Max Dias, que é é historiador, jornalista e professor do Ifes Campus Linhares. Max é doutorando do PPGHIS-UFES e foi membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e Secretário Executivo do Conselho Municipal de Juventude de Vitória.

Nesta edição busca-se discutir como os conselhos podem se constituir em espaço de criação de ideias e projetos de desenvolvimento desde que se valorize a diversidade de pensamentos e pluralidade das representações da sociedade.

Certificado

Para participar como seminarista, com a possibilidade de formular perguntas por escrito em sala virtual própria para os expositores e debatedores, é necessário fazer uma inscrição. Para esta modalidade, são ofertadas 50 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O encontro é uma atividade de Pesquisa e Extensão regular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que emitirá certificado para os participantes inscritos.

Seminário Sys.terna

O Sys.terna é um dos Seminários Metodológicos do Poiein. O objetivo geral do evento é promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites de discussão abertos pela temática da “Economia Criativa” e da “Sustentabilidade” em contextos e localidades capixabas. Ao longo dos próximos meses, pesquisadores convidados debaterão com os membros do Núcleo assuntos diversos ligados ao tema. Outros cinco debatedores envolvidos com a temática serão convidados para fazer perguntas e considerações em vídeo para os pesquisadores. Os 50 participantes poderão interagir por escrito, também com suas ponderações e perguntas, no chat que estará disponível durante o evento.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES:

Sys.terna:criatividade e inovação - Seminário metodológico do Núcleo Acadêmico Poiein/Fábrica de Ideias
1º evento do Sys.terna: O papel dos conselhos no desenvolvimento regional.
Facilitadores: Orlando Lopes (DLL/Ufes/Poiein/Fábrica de Ideias), Robson Malacarne (Campus Viana do Ifes/Poiein/Fábrica de Ideias), Max Dias (Campus Linhares do Ifes/PPGHIS-Ufes).
Quando? Dia 9 de setembro, das 9h ao meio-dia.
Onde? Sala Virtual do Poiein (o link de acesso será enviado por e-mail).
Inscrições: Acesse o Formulário (as vagas com certificado e para participação com perguntas e comentários aos facilitadores e debatedores serão limitadas a 50, por ordem de inscrição).