Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Biblioteca do Campus Vila Velha oferta cursos online gratuitos
Início do conteúdo da página

Biblioteca do Campus Vila Velha oferta cursos online gratuitos

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 15h28 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2020, 16h07

Os cursos serão realizados nos dias 23 de julho e 6 de agosto, de 9h às 11h.

A Biblioteca Professora Zilma Coelho Pinto, do Ifes – Campus Vila Velha, ofertará 5 cursos gratuitos, com o objetivo de orientar alunos e servidores na pesquisa de artigos e elaboração de trabalhos acadêmicos. As capacitações acontecerão em duas datas, nesta quinta-feira (23) e no dia 6 de agosto. 

Nesta quinta (23), das 9 às 11 horas, serão ofertados os cursos Web of Science, Kopernio e Derwent Innovations Index. A inscrição pode ser realizada pelo link bit.ly/2WfwOZS.

No dia 6 de agosto, das 9 às 11 horas, serão ofertados os cursos Journal Citation Reports e EndNote Online. A inscrição pode ser realizada pelo link bit.ly/3gVYgUw. A senha de acesso é: IFES. Os interessados podem se inscrever no dia do curso, com 20 minutos de antecedência ao horário de início, ou seja, às 8h40.

Os cursos têm duração de duas horas e haverá certificado de participação mediante comprovação de permanência, obtida por meio de relatório. A iniciativa é realizada em parceria com a Clarivate, empresa com sede em São Paulo que disponibiliza acesso a algumas bases de dados e ferramentas que possibilitam o aprimoramento dos conhecimentos na realização de pesquisas acadêmicas.

Confira a descrição dos cursos

1 - Web of Science (WOS), coleção principal
A WOS é a mais renomada e confiável plataforma multidisciplinar de busca de citações científicas do mundo. Vamos aprender a encontrar as referências bibliográficas e textos completo dos artigos, utilizando estratégias e filtros de pesquisa, assim como fazer algumas análises bibliométricas (com gráficos e tabelas) dos resultados encontrados.

2 - Kopernio
Economize tempo acessando PDFs de texto completo com o plug-in gratuito do Kopernio em seu navegador. Além disso, crie seu próprio repositório online dos artigos encontrados.

3 - Derwent Innovation Index (DII)
Base de busca e análise de patentes globais, fornece todas as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e estratégias de negócios.

4 - Journal Citation Report (JCR)
O JCR é a maior fonte para avaliar revistas científicas, vamos aprender a buscar quais as revistas mais influentes de determinadas áreas do conhecimento, verificar qual a origem dessas revistas e informações sobre indicadores de qualidade como o Fator de Impacto (JIF).

5 - EndNote Online
O EndNote é um gerenciador de bibliografia, permite fazer a formatação automática da bibliografia de suas pesquisas, organizar as referências e criar sua própria biblioteca de referências.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Vila Velha

registrado em:
Fim do conteúdo da página