Página inicial > Notícias > Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionam supervisores e preceptores

Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionam supervisores e preceptores

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 16h47 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 10h05

Confira o resultado final.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) seleciona, durante o mês de julho, professores da rede pública de ensino interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como supervisores, e do Programa de Residência Pedagógica, como preceptores. Serão selecionados 21 professores no Pibid e 15 professores no Residência Pedagógica para receberem bolsas de R$ 765,00 por até 18 meses.

O Pibid e a Residência Pedagógica são ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integram a Política Nacional de Formação de Professores. O Pibid tem por objetivo proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da primeira metade de seu curso. Já a Residência Pedagógica destina-se aos alunos que estejam na segunda metade do curso de Licenciatura, ou seja, tenham cumprido ao menos 50% da carga horária prevista.

Os supervisores do Pibid e os preceptores da Residência Pedagógica são professores da educação básica responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os licenciandos nas escolas-campo. Devem ter formação na área da licenciatura do projeto, possuir pelo menos dois anos de experiência no magistério e pertencer ao quadro de docentes de uma das escolas habilitadas pelas secretarias de educação.

O período de inscrições será de 21 a 26 de julho de 2020 para os dois programas e as atividades iniciarão a partir de agosto, mesmo que remotamente.

Acesse:

Edital 01/2020 - Residência Pedagógica - Preceptores
Anexo I (formato .pdf, tamanho 140 Kb) - retificado em 21/07/2020
Resultado preliminar (formato .pdf, tamanho 184 kb)
Resultado final (formato .pdf, tamanho 113 Kb)

Edital 02/2020 - Pibid - Supervisores
Anexo I (formato .pdf, tamanho 100 Kb)
Resultado preliminar (formato .pdf, tamanho 109 kb)
Resultado final (formato .pdf, tamanho 108 Kb)