Página inicial > Notícias > Diretoria de Pesquisa do Ifes orienta pesquisadores sobre atividades e prestação de contas

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 14h37 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 14h45

Leia o comunicado divulgado pela diretoria.

A Diretoria de Pesquisa do Ifes divulgou orientações aos pesquisadores da instituição sobre as atividades relacionadas à iniciação científica. O comunicado tem o objetivo de manter a comunidade acadêmica informada neste contexto de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Confira as orientações:

Iniciação científica
Deve-se proceder o máximo possível de forma remota. Caso o aluno não consiga executar suas tarefas programadas em laboratórios ou no campo de experimentação, em hipótese alguma, deve-se adicionar ao relatório final o que foi feito para que o aluno tivesse contato com a iniciação científica durante todo o período. O entendimento é que a iniciação científica não se trata apenas da fase experimental, mas sim de todo um ambiente científico em que ele deve estar familiarizado, tal como leitura de artigos científicos, discussão e debates científicos acerca de um tema, redação científica, apresentações de artigos, estudo de estatística experimental, tratamento de dados coletados até a suspensão das atividades presenciais, em março. O orientador também pode promover encontros semanais com o aluno. No relatório final, deve constar qual foi o contato que aluno teve com a iniciação científica sob a orientação do pesquisador.

Relatório final das iniciações científicas
De acordo com o Memorando Circular nº 002-2020-DP-PRPPG-Ifes, a entrega dos relatórios está adiada para até o dia 30 de setembro. Esse é um ano ano atípico e o posicionamento da Diretoria de Pesquisa quanto aos prazos também serão atípicas. Com isso, não será imposto ao orientador ou ao aluno qualquer prejuízo pela falta de execução de ações dos projetos, caso tenha ocorrido qualquer problema durante o período do isolamento social, desde março deste ano. Toda as atividades executadas pelos alunos desde o início do isolamento devem estar contidas no relatório final, incluindo as ações promovidas para que o estudante tenha tido contato com a iniciação científica durante esse período.

Jornada de Iniciação Científica
Em função da inviabilidade de realizar eventos presenciais com grande aglomeração de pessoas neste ano, decorrente da pandemia do novo coronavírus, a XV Jornada de Iniciação Científica do Ifes, que ocorrerá dentro da III Jornada de Integração, será totalmente virtual. A previsão é que o evento aconteça em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.