Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes lança editais voltados a Economia 4.0
Início do conteúdo da página

Ifes lança editais voltados a Economia 4.0

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 10h20 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 10h45

Chamadas públicas fazem parte do programa Novos Caminhos.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou dois editais de chamadas públicas voltados a projetos relacionados à Economia 4.0. Os editais fazem parte do Programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizado em parceria com o Ifes. 

A Economia 4.0 é definida como a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores da economia.

Iniciação tecnológica
O edital n° 03/2020 visa selecionar projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão. As inscrições começam na sexta-feira (19) e vão até 9 de setembro, por meio de sistema eletrônico: ifes22.selecao.net.br.

A chamada é aberta às instituições que compõem a Rede Federal. Serão aceitas apenas propostas institucionais, que deverão ser submetidas pelo dirigente máximo da instituição, e cada proposta poderá conter um ou mais projetos, limitados a até oito projetos no total.

Serão selecionados 60 projetos de iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0. Cada instituição poderá ser contemplada com até três projetos selecionados. Cada projeto receberá recursos financeiros da ordem de R$ 123.666,77 para o desenvolvimento das atividades previstas.

As dúvidas sobre a chamada serão respondidas pelo e-mail: iniciacaotecnologica@ifes.edu.br. Acesse o edital n° 03/2020.

Credenciamento de especialistas
O edital n° 04/2020 tem como finalidade o cadastro de especialistas em inovação, empreendedorismo, iniciação tecnológica e metodologias ativas de aprendizagem com foco na Economia 4.0 para compor banca de especialistas para avaliação de projetos submetidos a editais do Ifes. As inscrições terão início na sexta-feira (19) e vão até 30 de junho.

Os interessados podem se inscrever por meio de sistema eletrônico: ifes23.selecao.net.br. Não podem participar da seleção servidores públicos, ativos ou inativos, vinculados às instituições da Rede Federal, bem como pessoas que possuam participação acionária ou societária em empresa incubada em instituição da Rede Federal.

O perfil dos especialistas deve ter foco na Economia 4.0 bem como experiência relacionada a projetos de inovação, empreendedorismo, iniciação tecnológica e/ou uso de metodologias ativas de aprendizagem. A seleção será por meio da análise de experiências e da capacitação mediada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que acontecerá entre os dias 27 de julho e 21 de agosto de 2020.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail: iniciacaotecnologica@ifes.edu.br. Acesse o edital n° 04/2020.

Oficinas 4.0
Estão abertas, até 28 de agosto, as inscrições de propostas para implementação das oficinas 4.0, que também fazem parte do programa Novos Caminhos. A seleção é voltada a instituições da rede Federal, que receberão equipamentos, material de consumo e didático, além de recursos para pagamento de bolsas aos participantes. Saiba mais. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página