Página inicial > Notícias > Ifes lança regulamento do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital

Ifes lança regulamento do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 16h07 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 16h07

Esta é a primeira de uma série de ações do Instituto para melhorar o acesso às atividades não presenciais, iniciadas em maio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou um regulamento para a concessão de auxílio aos estudantes para a contratação de serviços de internet. O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital poderá ser pago a alunos dos cursos presenciais do Ifes e do curso técnico na modalidade a distância que não tenham acesso à conexão digital ou a pacote de dados.

Os campi do Ifes já realizaram um levantamento prévio de alunos que se enquadram nesta situação, porém, os estudantes deverão buscar a equipe do campus por meio dos contatos listados no anexo II do regulamento para fornecer os dados necessários ao pagamento do auxílio.

A partir da lista dos alunos a serem contemplados, os recursos serão enviados para os campi para que sejam distribuídos. A vigência do auxílio será de 12 meses, e o valor mensal pago poderá ser de até R$ 100. A expectativa é de contemplar cerca de 1.000 alunos. Os recursos empregados serão do próprio Ifes, com a possibilidade de apoio do Ministério da Educação (MEC).

Em paralelo, segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, o MEC também está negociando a contratação de link patrocinado, que poderá contemplar potencialmente todos os estudantes que tenham algum plano de dados de celular. Caso se efetive essa ação, o aluno poderá navegar sites determinados - por exemplo, o Moodle do Ifes - sem que haja consumo de seu pacote de dados celulares, ou seja, sem custo.

Mais ações
A concessão do auxílio é uma medida entre um conjunto de ações que está sendo elaborado para melhorar o acesso dos estudantes do Ifes às atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), iniciadas pelos campi no mês de maio. As atividades foram propostas para cursos técnicos e de graduação presenciais, em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e regulamentadas pela Resolução 01/2020 do Conselho Superior do Ifes.

O Instituto pretende viabilizar também o acesso dos estudantes a equipamentos.
Emergencialmente, os campi têm emprestado equipamentos aos alunos que necessitam, para que possam acompanhar as atividades pedagógicas. Foi feita ainda uma cotação inicial para alugar computadores se for preciso.

Além disso, o Ifes pretende criar uma campanha de doação de computadores entre pessoas e empresas; e prevê a potencial compra de notebooks de configuração mais simples que possam ser empregados para o acompanhamento das APNPs. Material “off-line” também poderá ser disponibilizado, conforme previsto na própria resolução do Conselho Superior, tanto em forma impressa quanto em pendrives.

“Com o empréstimo de equipamentos e com o pagamento de auxílio inclusão digital para contratação de acesso à internet conectaremos praticamente a totalidade de nossos estudantes. Os casos que restarem serão atendidos individualmente e proveremos o material didático no formato que for mais viável para o estudante”, enfatizou o pró-reitor.

A questão foi reforçada pela pró-reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky, que destaca o comprometimento da instituição com o acesso. “Temos trabalhado mobilizando esforços e buscando possibilidades para atender os nossos estudantes, de acordo com as necessidades que se apresentam nesse momento, para que possam continuar estudando de forma não presencial.”

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destacou que toda a gestão do Ifes está envolvida na busca por soluções. “É importante reconhecer e agradecer o apoio de todos os pró-reitores, diretores-gerais, diretores de ensino, pesquisa, extensão e administração, equipes administrativas, pedagógicas e professores.”

Acesse o Regulamento do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital

Veja mais informações sobre as atividades pedagógicas não presenciais.