Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > MEC lança edital para a criação de mais de 100 laboratórios de prototipagem na Rede Federal
Início do conteúdo da página

MEC lança edital para a criação de mais de 100 laboratórios de prototipagem na Rede Federal

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 13h29 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 13h30

Os novos Lab IF Maker vão permitir aprendizagem de forma mais prática e ativa.

O Ministério da Educação (MEC) lançou um edital que vai possibilitar a criação de laboratórios de prototipagem em todas as 41 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A partir do investimento de R$ 25 milhões em dois anos, serão criados ao menos 113 laboratórios de prototipagem, chamados Lab IF Maker. O documento estabelece um processo em que as instituições apresentam suas propostas para a estruturação dos laboratórios.

O processo de seleção ocorre em duas fases. A primeira, com inscrições já abertas e que vão até o dia 30 de junho, se destina à implementação dos novos laboratórios, que já começam a funcionar neste ano. A segunda etapa, que ocorrerá em 2021, vai ter foco na ampliação das estruturas já existentes. Na primeira etapa, cada instituição pode apresentar até três projetos de implementação de Lab IF Maker, em diferentes unidades.

Ao investir na implementação dessas novas estruturas, o MEC quer incentivar as instituições a adotarem metodologias mais ativas, em que o estudante assume o protagonismo do processo de ensino/aprendizagem, e aprende fazendo. A ideia é que o aprendizado saia do campo teórico de ideias e tome a forma de um produto ou um objeto, por meio do contato com ferramentas, impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, Kit Robótica Arduino e Lego, entre outros equipamentos.

Acesse o edital.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif.

registrado em:
Fim do conteúdo da página