Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Diretoria de Pesquisa do Ifes promove planejamento estratégico para pesquisa institucional
Início do conteúdo da página

Diretoria de Pesquisa do Ifes promove planejamento estratégico para pesquisa institucional

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 08h02 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 08h02

Processo busca estabelecer temas norteadores para as atividades desenvolvidas nos campi.

Com o objetivo de estabelecer uma identidade para a pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Diretoria de Pesquisa, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), iniciou o planejamento estratégico da pesquisa institucional. O processo, que está em construção, mapeará os temas norteadores da pesquisa no Ifes e criará portfólio de pesquisa institucional.

A ideia inicial previa que cada campus definisse um tema norteador da pesquisa institucional. No entanto, a partir das reuniões nos campi, surgiu a necessidade de oportunizar que os pesquisadores pudessem definir dois temas: um vinculado à área tecnológica e outro relacionado à educação. Essa mudança leva em consideração o histórico do Ifes que, em sua lei de criação (Lei n. 11.892), tem como finalidade desenvolver a educação profissional e tecnológica, bem como estimular a pesquisa aplicada e a formação de professores.

“O tema construído conjuntamente de modo que o maior número de pesquisadores possa contribuir com o andamento das pesquisas alinhadas ao tema estabelecido pelo campus”, explica o diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio Silva Berilli. O tema deve considerar alguns fatores: a vocação pela pesquisa que cada campus já vem apresentando ao longo dos anos; o corpo de pesquisadores; o arranjo produtivo local; as peculiaridades da região onde o campus está inserido e a temática em que o campus deseja se tornar referência a médio e longo prazo.

Cada campus tem liberdade para definir se terá um ou dois temas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Pesquisa. “Os campi não são obrigados a apresentarem dois temas. Caso haja consenso na apresentação de apenas um tema, seja em qualquer área, esse já estará atendendo ao planejamento estratégico", ressalta Sávio. “Quando houver possibilidade, os pesquisadores podem atuar transversalmente entre os temas definidos pelos campi. O tema deve ser o mais objetivo e claro possível a fim de alcançar visibilidade dentro e fora do Ifes", complementa

Devido às alterações no funcionamento da instituição, decorrentes da pandemia da Covid-19, o prazo para indicação dos temas foi prorrogado para 30 de outubro. Ao final do processo, a Diretoria de Pesquisa pretende elaborar mapas institucionais com as características e vocações da pesquisa no Ifes.

Com esse mapeamento pronto, teremos uma identidade para a pesquisa institucional e para as pesquisas locais. "Isso facilita possíveis parcerias com entidades públicas e privadas, além de possibilitar a participação dos pesquisadores em editais de fomento específicos para os temas norteadores dos campi”, finaliza o diretor de Pesquisa do Ifes. Outra vantagem é que a institucionalização da pesquisa facilita o planejamento das atividades pela gestão do campus, mesmo que ocorram mudanças no corpo de pesquisadores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página