Página inicial > Notícias > Aulas presenciais do Ifes permanecem suspensas até o dia 30 de abril

Aulas presenciais do Ifes permanecem suspensas até o dia 30 de abril

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 15h41 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 15h47

Comitê de Crise da instituição prorrogou o prazo, acompanhando a decisão do Governo do Estado.

O Comitê de Crise do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em reunião nesta quarta-feira (15), decidiu manter a suspensão das atividades letivas presenciais até o próximo dia 30 de abril. A definição acompanha a decisão do Governo do Estado do Espírito Santo, anunciada no último dia 3 de abril, que tem o objetivo de prevenir, controlar e conter os riscos, danos e agravos decorrentes da pandemia do coronavírus (COVID-19).

O Comitê de Crise entende que a operacionalização de qualquer medida envolve um diálogo entre Reitoria, campi, fóruns, representações estudantis, representação de servidores, Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior, por isso, está mantendo conversas permanentes com todos os envolvidos. A Pró-Reitoria de Ensino também aguarda a publicação de um parecer do Conselho Nacional de Educação sobre educação remota durante o período de pandemia, que norteará novas discussões.

A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (22). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.

Veja abaixo as decisões tomadas pelo Comitê em reuniões anteriores:

Planejamento de atividades não presenciais
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e os campi do Ifes iniciaram um trabalho de análise de cenários possíveis para o planejamento das atividades não presenciais nos cursos técnicos e de graduação enquanto durar a pandemia. A data de início da implementação ainda não está definida.

Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.
Por isso, é importante que os professores utilizem esse período de suspensão de aulas presenciais para se capacitarem e, na medida do possível, iniciarem o planejamento das aulas e dos recursos educacionais necessários. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/. Nesta proposta, os alunos sem acesso à Internet em suas residências poderão fazer uso nos laboratórios e bibliotecas dos campi.

Pós-graduação e cursos EaD
Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de aperfeiçoamento, especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.

Atividades administrativas
Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.

Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas pela Pró-reitoria de Ensino, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes nos próximos dias.

Todas as informações sobre o posicionamento da instituição sobre o coronavírus estão disponíveis na capa do site do Ifes, em um banner sobre o assunto. Novas orientações específicas de cada área podem ser feitas diretamente pelas pró-reitorias do Ifes. Acompanhe!