Página inicial > Notícias > Campi do Ifes vão produzir álcool e sabão para atender hospitais e unidades de saúde

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 13h29 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h33

A produção será destinada aos sistemas públicos de saúde para o combate à Covid-19.

alcool 70 CRQ es 01

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) continua desenvolvendo ações para colaborar com o combate à Covid-19. Além da produção de protetores faciais para profissionais de saúde, a instituição iniciará a produção de álcool 70% e sabão líquido. O material será doado a hospitais e unidades de saúde dos sistemas públicos municipais e estadual e também a hospitais filantrópicos.

A produção de álcool 70% foi viabilizada pelo Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ-ES). A Companhia de Álcool Conceição da Barra (Alcon) doou o álcool; a Jomed Transportes e Logística se disponibilizou a transportar o produto e a Embali, empresa de Cariacica, cedeu mil frascos para guardar o produto. Também participam da ação outras três empresas. A Cloro Aracruz e a Destine Já conseguiram as bombonas de 50 litros para o transporte do álcool até os campi do Ifes. E a Maré Ambiental, empresa de consultoria ambiental do químico industrial e conselheiro do CRQ Helder Paixão, foi responsável por viabilizar o transporte e as bombonas para o álcool doado pela Alcon.

alcool 70 CRQ es 02

O álcool chegou hidratado, na faixa de 92% a 94%, e nos campi Aracruz e Vila Velha o material será diluído a 70%. Serão produzidos mil litros de álcool 70%, que serão doados para uso na limpeza de superfícies. Na quinta-feira (16), o reitor do Ifes, Jadir Pela; o presidente do CRQ, Alexandre Vaz Castro; e representantes do Ifes visitarão o laboratório do Campus Vila Velha onde será feita a diluição do álcool.

O Ifes também já começou o processo de compra de insumos para produzir mais 2 mil litros de álcool 70% líquido para assepsia das mãos. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva, a formulação seguirá as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conterá agentes conservantes e emolientes. Ele conta ainda que a ideia inicial era produzir o álcool 70% em gel, mas os insumos para o gel estão em falta no mercado.

Há ainda outra frente de trabalho iniciada no Instituto. Os campi de Alegre, Linhares e Venda Nova do Imigrante se preparam para produzir mil litros de de sabão líquido. Os insumos estão em processo de compra e, assim como o álcool 70%, o sabão será doado a hospitais e unidades de saúde dos sistemas públicos de saúde municipais e estadual.

Assunto(s): Covid-19 , saúde , CRQ , álcool , sabão