Página inicial > Notícias > Ifes autoriza a realização de bancas examinadoras de cursos de pós-graduação a distância

Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 11h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 11h22

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou orientação normativa que estabelece as normas.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou, nesta sexta-feira (20), uma orientação normativa que estabelece normas para que sejam realizadas bancas examinadoras de mestrado, doutorado e pós-graduação lato sensu, com participação de examinadores por webconferência, videoconferência, entre outras formas.

De acordo com o documento, a banca examinadora a distância deverá envolver todos os membros com acesso à internet. A critério do colegiado do programa, cada examinador a distância deverá emitir um parecer em documento eletrônico a ser encaminhado ao presidente da respectiva banca para fins de registro de sua participação na sessão de defesa.

Fica a critério de cada programa definir a composição da banca examinadora, quanto à presença de orientador, coorientador quando for o caso, membro interno e membro externo, sendo possível que todos os membros estejam a distância mas interligados pelos sistemas das plataformas digitais.

Leia orientação normativa.