Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes toma posse como presidente do Conif

Reitor do Ifes toma posse como presidente do Conif

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 17h36 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 17h50

“Vamos trabalhar pela consolidação da Rede Federal”, afirma Jadir Pela.

02 18 posse jadir conif 5

Com vasta experiência na Rede Federal, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, foi empossado no cargo de presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nessa terça-feira (18), em Brasília.

Em seu discurso, Jadir afirmou que a Diretoria Executiva Gestão 2020 vai trabalhar pela consolidação da rede e estará mobilizada para enfrentar o atual cenário, que é de novos desafios, principalmente, no que diz respeito à Medida Provisória (MP) nº 914/2019 que trata da escolha de dirigentes de instituições federais de ensino.

“Nos empenharemos para manter os avanços que conseguimos nos últimos 110 anos amparados na lei de criação dos institutos federais (Lei nº 11.892/2008). Defenderemos os interesses das nossas instituições sempre com base no diálogo, pois somos os responsáveis por formar cidadãos e contribuir com o desenvolvimento da educação no País”, afirmou.

Tomaram posse como vice-presidentes: o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima (Administrativo); a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes (Assuntos Acadêmicos); a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos (Relações Parlamentares); e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula (Relações Institucionais). Destaque para o fato de que pela primeira vez, a Diretoria terá duas mulheres em sua composição.

No mesmo ato, assumiram os novos titulares do Conselho Fiscal. São membros titulares os reitores dos Institutos Federais Baiano (IF Baiano), Aécio José Araújo Passos Duarte; do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta; e de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho. Os membros suplentes são os reitores dos Institutos Federais do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha; do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; e de São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena.

02 18 posse jadir conif 7

Cerimônia
A solenidade, transmitida ao vivo pelo Facebook do Conif e traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com a presença de reitores, diretores e servidores das instituições da Rede Federal, dirigentes do Ministério da Educação (MEC), além de parlamentares, representantes de embaixadas e parceiros nacionais e internacionais.

Encerrando o mandato, o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, agradeceu o trabalho dos integrantes da Diretoria de 2019, a confiança dos conselheiros e conselheiras e o apoio dos funcionários do Conselho.

“O Conif é indispensável para o desenvolvimento da educação profissional no Brasil. Todos os membros desse colegiado estão voltados para o debate e a defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Muito fizemos, mas há muito a ser feito”, declarou.

Setec
Na cerimônia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, ressaltou a importante representatividade do Conif na esfera educacional e também o empenho de seus membros na construção de soluções. “É preciso ampliar nossos laços para fortalecer a Rede Federal. Entendo ser primordial estruturarmos uma agenda comum neste ano para o enfrentamento dos desafios”, completou.

O ex-deputado federal Lelo Coimbra – hoje secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania – também prestigiou a posse da nova Diretoria do Conif. “Estou aqui mais como capixaba do que como secretário. A história do Ifes nos orgulha muito. E o professor Jadir tem isso incrustado em sua trajetória como cidadão e gestor público.”

Congresso Nacional
Representando na solenidade o Poder Legislativo e, destacadamente, a Bancada do Espírito Santo, o deputado federal Da Vitória parabenizou o conterrâneo Jadir pela posse. O congressista salientou que “muitas pautas unem as instituições da Rede e o Congresso Nacional, e, por isso, os parlamentares estarão atentos às necessidades das instituições que atuam com transparência e excelência.”

02 18 posse jadir conif 6

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Conif