Página inicial > Notícias > Publicado novo ROD dos cursos técnicos

Publicado novo ROD dos cursos técnicos

Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 08h51 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 10h00

Documento, homologado pelo Cepe, vale a partir do primeiro semestre de 2020.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou o novo Regulamento da Organização Didática dos Cursos Técnicos da instituição (ROD dos Técnicos), válido a partir do primeiro semestre letivo de 2020, para cursos presenciais e a distância. O documento é resultado de um trabalho de nove meses que envolveu comissões locais, uma comissão central e a Câmara de Ensino Técnico.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, a atualização do documento teve como objetivo principal alinhar as concepções e as práticas pedagógicas no Ifes. “O ROD dos Técnicos trouxe mudanças nas normas e procedimentos referentes à recuperação paralela, avaliação final, atendimento domiciliar e dependência, por exemplo. O alinhamento busca proporcionar o fortalecimento da identidade político-pedagógica da instituição e a potencialização da atuação em rede”, afirmou.

Outra característica do documento é o avanço na área da integração curricular, que deverá ser observada na construção ou reformulação dos planos de ensino dos componentes curriculares, os quais devem prever atividades interdisciplinares e atividades avaliativas integradas, quando possível.

Além disso, também houve a ampliação dos direitos discentes e da flexibilização dos procedimentos pedagógicos. Entre os destaques da publicação estão a possibilidade de envio por e-mail de documentação para requerer o atendimento domiciliar; de solicitar a ampliação do prazo regular; a oferta de dependência com o uso de metodologia diversificada, incluindo atividades não presenciais; e a oferta de cursos técnicos em regime de crédito, mediante regulamentação.

Acesse o documento.

Entenda como foi a elaboração no novo ROD dos Técnicos
Os trabalhos se iniciaram em março de 2019 com a aprovação da Metodologia de Revisão do ROD na Câmara de Ensino Técnico. A metodologia previa, entre outros aspectos, a necessidade de participação ampla da comunidade escolar tanto nas reuniões a serem realizadas em cada campus do Ifes, quanto na composição das Comissões Locais e Central, visando a garantia representatividade dos diversos setores da instituição e grupos que compõem a comunidade escolar.

Além das Comissões Locais, que tinham o objetivo de mobilizar e sistematizar as sugestões apontadas pela comunidade acadêmica em cada um dos campi do Ifes, o Fórum de Registro Acadêmico, o Fórum de Gestão Pedagógica e o Comitê EJA, também tiveram a oportunidade de apontar melhorias no documento. Ao todo, entre março e junho de 2019, foram encaminhadas 513 sugestões de alteração, inclusão ou exclusão de itens do ROD.

Após sistematização das sugestões encaminhadas pelas Comissões Locais dos campi, a equipe da Comissão Central organizou uma minuta que foi apresentada na Câmara de Ensino Técnico. O colegiado realizou, durante oito reuniões presenciais e duas reuniões via webconferência, debates acerca das proposições encaminhadas pelas Comissões Locais.

O colegiado foi composto pelos diretores de Ensino, coordenadores de cursos, representante discente, representante do Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil, do Fórum de Registros Acadêmicos, do Fórum dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas e representantes do Fórum de Gestão Pedagógica.

Nessa instância, os trabalhos foram concluídos em dezembro, quando o documento foi encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para homologação. Em virtude da Resolução CS N.º 55/2011, o Cepe possui autorização do Conselho Superior para homologar esse tipo de regulamento. Em janeiro de 2020, o ROD dos Técnicos foi publicado pelo Conselho Superior da instituição por meio da Resolução CS 65/2019.