Página inicial > Notícias > Inep abre inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020

Inep abre inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020

Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 12h21 | Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2020, 12h21

Professores da educação superior podem se cadastrar até 16 de fevereiro.

Professores da educação superior podem se inscrever, até 16 de fevereiro, para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). As questões armazenadas no BNI são utilizadas na montagem das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020, aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados em participar do cadastramento e da seleção para as atividades de elaboração de itens do Enade 2020 devem estar vinculados a instituições de educação superior ou ter exercido atividade docente nos últimos 18 meses em curso de graduação da área para a qual pretende efetuar a inscrição. Outro requisito básico é que a Declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso (da área escolhida) deve ser assinada pelo coordenador de curso ou o dirigente da instituição de educação superior. Esses e outros requisitos básicos especificados no edital são eliminatórios para o processo de convocação de docentes para capacitação. Acesse o edital.

Áreas
A seleção de colaboradores para a elaboração de itens contempla as questões de formação geral e as seguintes áreas: artes visuais, ciências da computação (bacharelado e licenciatura), ciências biológicas (bacharelado e licenciatura), ciências sociais (bacharelado e licenciatura), design (bacharelado), educação física (bacharelado e licenciatura), filosofia (bacharelado e licenciatura), física (licenciatura), geografia (bacharelado e licenciatura), história (bacharelado e licenciatura), letras – inglês (licenciatura), letras – português (licenciatura), letras – português e espanhol (licenciatura), letras – português e inglês (licenciatura), matemática (licenciatura), música (licenciatura), pedagogia (licenciatura), química (bacharelado e licenciatura), sistemas de informação (bacharelado), tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação, tecnologia em redes de computadores.

A elaboração e revisão de itens é uma atividade remunerada que prevê uma série de compromissos. Cumprir o termo de sigilo e assegurar que os itens sejam inéditos são alguns deles. As inscrições são aceitas exclusivamente por meio eletrônico, no portal do BNI do Inep, e exigem que o professor anexe, durante a realização do cadastro, os seguintes documentos:
- diploma de graduação;
- comprovante de vínculo com instituição de educação superior, emitido nos últimos 90 dias a contar da data de publicação do edital;
- declaração de Exercício de Atividade Docente no Curso;
- assinar e anexar, via sistema, o Termo de Conhecimento, Compromisso e Sigilo e o Termo de Responsabilidade.

Critérios e seleção
Serão considerados títulos de pós-graduação (lato e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade. A convocação de docentes para capacitação obedece a pontuação obtida, observadas as necessidades de cada área. Todos os selecionados passarão por capacitação, que informa normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e a revisão de itens para o BNI.

Confira o cronograma:
Inscrições – 13 de janeiro a 16 de fevereiro de 2020
Seleção e convocação para capacitação – 17 de fevereiro a 6 de março de 2020
Capacitação – 1º a 28 de março de 2020
Oficina de elaboração de itens – 1º de abril a 1º de maio de 2020

BNI
O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para os diversos exames e avaliações desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja ele prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração e revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.

Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Veja o edital de chamada pública para elaboradores de itens do Enade 2020
Faça a inscrição no sistema BNI
Saiba mais sobre o Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep