Página inicial > Notícias > Arinter divulga oportunidades de intercâmbio na França para estudantes de graduação de sete campi do Ifes

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 10h25 | Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 10h28

Há três vagas para cursos de Engenharias e de Sistema de Informação.

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou edital do programa Brafitec 2020, que oferta três bolsas de intercâmbio na França para formação e integração em ciências aplicadas e engenharias. No Ifes, podem se inscrever estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica (campi Guarapari, São Mateus e Vitória); Engenharia de Controle e Automação (campi Linhares e Serra); e Sistema de Informação (campi Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Serra).

Interessados podem se inscrever pelo e-mail brafitec@ifes.edu.br até o dia 8 de fevereiro. O programa de intercâmbio tem vigência de setembro de 2020 a julho de 2021. As bolsas de estudo (de quatro a 12 meses) custearão manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e despesas de instalação. Haverá também isenção de taxas escolares na instituição francesa acolhedora. Os estudantes selecionados deverão arcar com despesas para obtenção de passaporte e visto em tempo hábil.

Entre os pré-requisitos para a inscrição estão: ter obtido pontuação igual ou superior a 600 pontos no Enem; possuir coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a 70; ter concluído mais que 50% da carga horária total do curso de graduação; e no máximo 80% do currículo. O processo seletivo terá uma etapa de análise documental e uma de entrevista (em português, inglês ou francês) com os candidatos considerados aptos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

O Brafitec 2020 é fruto de um acordo firmado entre o Ifes, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e as instituições francesas Telecom SudParis, Telecom Saint Etienne, l'École Polytechnique de l’Université de Nice, e Sophia Antipolis (Unice).

Acesse o edital.