Página inicial > Notícias > Homenagem aos 110 anos do Ifes lota plenário da Assembleia Legislativa

Homenagem aos 110 anos do Ifes lota plenário da Assembleia Legislativa

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 13h10 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h09

A sessão solene, que aconteceu nesta quinta (28), contou com a presença de estudantes, servidores e autoridades.

ales plenario

Estudantes e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lotaram o plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa (Ales), na sessão solene em homenagem aos 110 anos de história da instituição. O evento contou com discursos sobre a importância do Ifes na formação de várias gerações de estudantes e o impacto disso na economia capixaba. Ao todo, 90 pessoas receberam homenagens da Ales. Outro ponto alto foi a apresentação do Coral Cameria e da Orquestra Jovem do Ifes, regidos pelo maestro Walter Costa Bacildo.

A mesa de honra foi composta pelo reitor, Jadir Pela; por Laís Miranda Moro, representante dos servidores técnicos administrativos; Jocélia Barcellos, representante dos docentes; pela estudante Mayrianne Mattos Pinto, presidente do Grêmio Rui Barbosa, do Campus Vitória; e pelo deputado estadual Fabrício Gandini, proponente da homenagem e egresso da instituição. O evento também contou com a presença do deputado federal, Evair de Melo; e do vereador Luiz Paulo Amorim, que também são ex-alunos do Ifes.

ales musica

O reitor, Jadir Pela, falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Aqui no Estado estamos levando ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo para jovens e adultos de várias camadas da população, beneficiando muitos estudantes de baixa renda. Nesta sessão estamos homenageando os 110 anos do Ifes de Vitória, mas é importante lembrarmos também que o de Santa Teresa já tem 80 anos, e os de Alegre e de Itapina (Colatina) completaram 60 anos. Uma história de muitos anos de amor, carinho e dedicação pelo que fazemos”, enfatizou.

Emocionado, o deputado Gandini contou um pouco da sua história com o Ifes. “Não é uma sessão solene simples pra mim. Nessa instituição me formei como ser humano e vi na prática como uma política pública pode transformar a vida de tantas pessoas, inclusive a minha, colocando todos no mesmo patamar de largada. O Instituto Federal é o caminho, é o modelo que dá certo. Queremos mais e mais cidadãos atuando como protagonistas e agentes transformadores na sociedade. Essa é uma homenagem simples, mas é de coração”, afirmou.

ales grb

O Grêmio Rui Barbosa, do Campus Vitória, que completou 75 anos, também foi homenageado durante o evento. Lideranças que fazem parte da história do grêmio e os alunos, professores, gestores, servidores, entre outros, receberam certificados na solene. A presidente, Mayrianne Mattos Pinto, destacou que a entidade foi responsável, em grande parte, pelos direitos dos alunos, conquistados ao longo de décadas. “São 75 anos de muita luta, e de resistência, principalmente na época da ditadura militar; hoje um de nossos desafios é lutar contra os cortes federais nos recursos destinados aos Ifes em todo o país”, pontuou.

ales mesa

Veja a lista de homenageados na sessão solene.

Adriana Pionttkovsky Barcellos
Fábio Lucio Barros de Oliveira
Fábio Luiz Mação Campos
Fábio Lyrio Santos
Fábio Vasconcellos Leite (in memorian)
Felipe da SIlva Possa
Walkyria Barcelos Sperandio
Walter Costa Bacildo
Weslley Vitor da Silva

Com informações e fotos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Veja mais fotos no site da Ales.

Assunto(s): servidor , aluno , homenagem