Página inicial > Notícias > Palestra abre atividades da 1ª Escola de Desenvolvimento Regional

Palestra abre atividades da 1ª Escola de Desenvolvimento Regional

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h23 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h14

O evento será no Campus Cariacica, na sexta-feira (22), às 10h.

Visando promover discussões em torno do desenvolvimento do Espírito Santo, os pesquisadores do Observatório do Desenvolvimento Capixaba (ODC) realizam, na sexta-feira (22), a 1ª Escola de Desenvolvimento Regional, no Ifes – Campus Cariacica. A abertura, às 10 horas, contará com a palestra do professor Ricardo Machado Ruiz, com o tema “Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Instrumentos de Desenvolvimento em um Cenário de Estagnação Econômica”.

Ruiz é doutor em Economia pela The New School for Social Research, professor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A palestra é aberta ao público, mas é preciso realizar inscrição prévia no site: desenvolvimentocapixaba.net/escola/palestra.

A Escola de Desenvolvimento Regional é uma realização do Observatório do Desenvolvimento Capixaba, grupo de pesquisa que reúne os professores Érika Leal, Rodrigo Medeiros, Luiz Henrique Lima Faria, Rafael Buback Teixeira e Daniel Leite, do Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e os docentes Ednilson Felipe e Celso Bissoli, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além do Ifes e da Ufes, também são parceiros na realização da Escola o Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), o Ideies, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Sedes).

“No Espírito Santo temos várias pessoas, de várias áreas do conhecimento, realmente preocupadas e comprometidas com o desenvolvimento capixaba. mas às vezes essas pessoas não compartilham a mesma visão e conceito do que é desenvolvimento. A Escola de Desenvolvimento é importante porque vai conectar todas as pessoas interessadas no desenvolvimento capixaba e vamos aprender juntos sobre o que é, quais instrumentos e quais políticas de desenvolvimento podemos pensar para o Espírito Santo", explica Érika Leal, uma das coordenadoras da Escola.

Além da palestra, nos dias 21 e 22 de novembro será ministrado o primeiro curso da Escola de Desenvolvimento Regional, sobre o modelo de insumo-produto (MIP). Ofertado na modalidade curso de extensão, a capacitação é voltada a profissionais que atuam em instituições comprometidas com o desenvolvimento regional.

Saiba mais sobre Escola em: desenvolvimentocapixaba.net/escola.

Serviço
Palestra “Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Instrumentos de Desenvolvimento em um Cenário de Estagnação Econômica” com o professor Ricardo Machado Ruiz
Inscrição: desenvolvimentocapixaba.net/escola/palestra
Data: sexta-feira (22)
Local: Auditório do Ifes – Campus Cariacica, em Itacibá.