Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Revistas científicas do Ifes contam com serviço para identificação dos artigos publicados
Início do conteúdo da página

Revistas científicas do Ifes contam com serviço para identificação dos artigos publicados

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h36 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 16h19

O DOI aumenta visibilidade dos trabalhos científicos publicados.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) contratou junto a Crossref o serviço de registro de artigos científicos de suas revistas eletrônicas acadêmico-científicas em DOI, do inglês Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. A Crossref é uma entidade internacional responsável por gerar os códigos DOI para trabalhos científicos.

O DOI gera uma identificação única para cada artigo na internet. Ao ser vinculado a um trabalho ou artigo, esse código identificador possibilita que ele esteja sempre disponível para consulta. De acordo com o diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, o DOI possibilita que os artigos sejam facilmente encontrados na web. “O identificador dá mais visibilidade para os artigos e, consequentemente, para as revistas”, conta.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva, destaca que o objetivo de vincular as revistas ao registro no Crossref é melhorar a qualificação das publicações nos sistemas de avaliação, como o da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Atualmente, o Ifes possui cinco revistas científicas e a contratação atende todas as revistas, inclusive as edições já publicadas. O cadastramento do DOI nos artigos fica sob a responsabilidades dos editores das publicações.Até o momento, já foram realizados os depósitos de DOI para os artigos científicos da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, de suas edições dos anos de 2016 e 2017. Acesse.

 

Fim do conteúdo da página