Página inicial > Notícias > Campus Vitória fica em primeiro lugar no Rosi Challenge

Campus Vitória fica em primeiro lugar no Rosi Challenge

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h27 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h27

A competição é um desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial.

Os estudantes do Campus Vitória, Antonio Victor Machado, Arthur Gonçalves Diesel, Bianca Pina Bello, Gabriel Cosme Barbosa, Matheus Rezende Pereira, Pedro Moacyr Martins Costa e Theo Fabris, que formam o Time_Ifes_Vitória de Robótica, ganharam o primeiro lugar no Rosi Challenge. A competição é um desafio de programação de robôs autônomos para inspeção industrial que acontece no Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), principal evento científico da área na América Latina. O Simpósio, que está na 14ª edição, é realizado até o dia 30 de outubro, em Ouro Preto (MG). Os alunos tiveram a orientação do professor Douglas Almonfrey. A equipe campeã foi a única finalista com integrantes de ensino médio e concorreu com profissionais da área, estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

A competição consistiu em programar um robô para coletar dados em uma esteira de minérios em diferentes cenários. Foram avaliadas a qualidade de execução das tarefas propostas e a versatilidade do código. Inicialmente, 27 equipes participaram do Rosi Challenge e nove chegaram à fase final. Os participantes receberam 15 mil reais em prêmio. O Rosi (Robô para Serviços de Inspeção) é um dispositivo robótico da empresa Vale para inspecionar transportadores de correia. O nome é uma homenagem a Rosimar Cucco, primeira mantenedora a trabalhar no Porto de Tubarão, em Vitória. Os transportadores de correia são estruturas que podem chegar a quilômetros de extensão; no caso da Vale, estas são responsáveis pelo transporte diário de milhares de toneladas de minério.

Com informações do SBAI 2019.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Campus Vitória

Assunto(s): robô , inspeção , campus vitória