Página inicial > Notícias > Conheça os segredos dos campeões

Conheça os segredos dos campeões

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 00h13 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 12h52

Medalhistas de ouro no JIF 2019 contam como conquistaram o lugar mais alto no pódio da competição.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou o ponto mais alto do pódio em seis modalidades Jogos das Instituições Federais JIF 2019: Futsal Feminino, Basquete Masculino, Atletismo (nas provas de 50 e 100 m rasos – masculino), Judô (nas categorias meio leve e meio pesado – masculino), no Xadrez (por equipes – masculino), e na Natação (nas provas 50 m costa e 100 m livres, no masculino; e nos 100 m peito no feminino). O evento aconteceu de 6 a 12 de outubro e contou com a participação de cerca de 1700 pessoas de todo o Brasil.

As 12 medalhas de ouro (bem como as outras 13 de prata e bronze) representam esforços coletivos e individuais de estudantes e professores de Educação Física de diversos campi da instituição. O professor Felipe Cuquetto Piekarz, presidente da Comissão Especial de Esportes do Ifes (Cespo), explica que ainda não há uma política de esportes implementada e que a organização acontece de forma local, em cada campus, com o objetivo de participar do Jifes, principalmente.

“A política tem o objetivo de apontar diretrizes para o desenvolvimento dos movimentos esportivos a nível institucional. Então é de fundamental importância o investimento e a organização, em âmbito institucional, das ações vinculadas ao esporte. Essas ações isoladas têm demonstrado grande valor no processo formativo dos alunos, além de promover o processo de interação social entre a comunidade escolar, contribuir com a disseminação de uma cultura esportiva e proporcionar a integração entre as diferentes unidades de ensino do Ifes”, afirmou.

A Coespo tem a finalidade de organizar todas as demandas referentes à organização dos eventos esportivos em nível institucional. Na prática, o grupo trabalha para viabilizar a realização dos Jifes e também atender a todas as demandas vinculadas à participação do Ifes nas etapas regionais e nacional do Jogos das Instituições Federais. “Podemos e devemos avançar mais para articular a construção de uma Política Institucional de Esportes. A comissão precisa expandir os horizontes e fomentar a realização de eventos da área com o intuito de compartilhar experiências exitosas que acontecem nos campi”, finalizou o professor.

A participação de estudantes e servidores em jogos estudantis proporciona vivências que vão além dos limites das áreas de competição. Há possibilidade de promover a integração entre diferentes culturas e compartilhar experiências de vida, promovendo a integração dos participantes. O Ifes vem consolidando sua participação nas etapas nacionais a cada ano, ganhando destaques em algumas modalidades.

Conheça abaixo os medalhistas de ouro do Ifes no JIF 2019.

Atletismo: estilo de vida e foco nas competições

final atletismo lucas

Comprometimento, experiência e organização são os segredos do Basquete Masculino

final basquete time