Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Viana desenvolvem aplicativo para evento de pós-graduação

Estudantes do Campus Viana desenvolvem aplicativo para evento de pós-graduação

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h11 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h13

O aplicativo foi criado para atender aos participantes do encontro da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos.

Estudantes do Campus Viana desenvolveram um aplicativo para os participantes do III Encontro de Pós-graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). O evento, realizado de 11 a 13 de setembro na Ufes, reuniu pesquisadores e estudantes de pós-graduação de todo país com o objetivo de incentivar a pesquisa, divulgação e o ensino da História Moderna e Contemporânea ao longo do século XIX (entre 1750 a 1930).

O aplicativo com informações sobre o encontro foi desenvolvido pelos alunos Cleiton Chuengue de Oliveira, Flávio Manenti, Matheus Teixeira de Aguiar e Raphael de Carvalho Xismendes Nery, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Logística, sob a supervisão das professoras de Tecnologia da Informação, Adriana da Costa Barbosa; e de História, Geisa Lourenço Ribeiro.

O desenvolvimento do aplicativo foi feito a partir de um pedido realizado pela Comissão Organizadora do evento, composta por docentes e discentes da Ufes. A proposta, realizada em fevereiro de 2019, foi aceita e incluída no Projeto de Ensino de Programação do Campus Viana. O aplicativo permitia a consulta da programação e do mapa do evento. Além disso, disponibilizou informações turísticas da Grande Vitória, que foram de grande ajuda para os participantes de outros estados e de outros países.

Os alunos Raphael de Carvalho Xismendes Nery e Matheus Teixeira de Aguiar tiveram ainda a oportunidade de participar da conferência de abertura do encontro com o Dr. Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), com o tema: "Como o conceito estendido de Iluminismo faz parte do presente de 2019? Sobre a periferia de uma tradição normativa".

alunos e professoras ifes 1

Alunos e professoras do Campus Viana responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo.

alunos ifes evento seo ufes 3