Página inicial > Notícias > Ifes lança chamada para projetos conjuntos com organizações públicas e privadas

Ifes lança chamada para projetos conjuntos com organizações públicas e privadas

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 18h22 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 18h22

Propostas de parceria devem ter o objetivo de promover o desenvolvimento educacional, científico, tecnológico ou cultural.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou uma chamada pública para a realização de acordos de cooperação técnica e convênios, com instituições públicas ou privadas, que visem ao desenvolvimento educacional científico, tecnológico, social e cultural. A chamada ficará aberta e receberá propostas das instituições interessadas em fluxo contínuo, com o prazo de submissão até o quinto dia útil de cada mês, e o prazo de divulgação de resultados até o 20o dia útil.

A chamada é assinada pelas pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como alguns de seus objetivos: promover a formação em pós-graduação; promover a inclusão social e produtiva; apoiar a produção cultural; realizar o desenvolvimento colaborativo e transferência de tecnologias; e gerar bens e serviços tecnológicos necessários à sustentabilidade socioambiental. As áreas prioritárias são: Química, Agrárias, Tecnologias Educacionais, Energias Renováveis, Metalurgia, Computação Aplicada, Mineração, Negócios de Impacto Social, Economia Criativa, Automação, Logística.

Conforme descrito no documento, as propostas devem buscar envolver grupo de pesquisa, programa de pós-graduação, núcleo institucional ou equipe executora de ações de extensão do Ifes, de forma a favorecer o trabalho em rede. Alguns dos critérios de avaliação se baseiam na abrangência da parceria proposta, além da compatibilidade com a infraestrutura disponível e a relevância social. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail parcerias@ifes.edu.br.

O pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, destaca que essa chamada abre mais um canal de relacionamento entre o Ifes e a sociedade, pautado no atendimento do interesse de todos. “O Ifes atua em diversas áreas, com diversos públicos, em muitas comunidades e territórios. Percebemos, em vários desses espaços, que há organizações que agem com propósitos parecidos e coerentes em relação aos nossos. Por que não juntar forças?”, pontuou. Ele destaca que essa é uma chance de ouvir demandas, prospectar possibilidades de cooperação e de procurar atuar dentro do que a instituição mais pode dar resultados.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero, lembra que a iniciativa é inovadora por ser conjunta, entre as duas pró-reitorias. “Estamos buscando interagir mais com o setor produtivo e com o setor público, para trazer as demandas. Muitas vezes, pesquisa e extensão podem estar vinculadas, uma desencadeando a outra, por exemplo”, pontuou.

Acesse a Chamada Pública PRPPG/Proex – 01/2019.