Página inicial > Notícias > Cefor oferta vagas em curso de programação e robótica voltado a meninas e mulheres

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h16 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h54

Proposta é incentivar ingresso delas nas carreiras de computação. São 150 vagas para o público feminino e 15 para o masculino.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) abriu as inscrições do curso “Pensamento computacional, programação e robótica: uma chamada de meninas para a computação”. A proposta visa oferecer capacitação e incentivar ingresso das jovens nas carreiras de computação, e a oferta é uma parceria com o programa Agenda Mulher, promovido pelo governo do Estado com o objetivo de empoderar e dar visibilidade às mulheres.

São 150 vagas para meninas e mulheres que tenham o ensino fundamental completo e estejam na faixa etária entre 12 e 29 anos. Há também 15 vagas para meninos e homens que atendam a esses requisitos e tenham interesse em participar como alunos apoiadores do grupo feminino. Também são requisitos ser residente dos bairros de Cariacica, Vila Velha, Serra ou Vitória listados no edital (veja também logo abaixo) e ter conhecimentos básicos de informática e internet.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de outubro. Haverá aulas presenciais e a distância. As presenciais acontecerão nas escolas Ana Lopes Balestrero e Padre Anthonius Lute, em Cariacica; Silvio Rocio, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; e Isaura Marques, em Vitória.

A inscrição será feita on-line, na página do processo seletivo. O candidato deve preencher o formulário, com atenção para indicar o código correspondente ao local onde quer estudar, e depois clicar no botão “enviar”. Caso existam mais inscritos que vagas, será realizado sorteio.

Acesse a página de inscrições do PS 77/2019 – Curso híbrido de pensamento computacional, programação e robótica: uma chamada de meninas para a computação

Saiba mais sobre o curso
O curso “Pensamento computacional, programação e robótica: uma chamada de meninas para a computação” faz parte de um projeto chamado “Moodle de Lovelace”, desenvolvido pela professora do Ifes Márcia Gonçalves e algumas de suas alunas de Iniciação Científica, que se nomearam como a “Corte de Lovelace”. O nome foi escolhido em homenagem a Ada Lovelace, primeira programadora do mundo. A iniciativa tem o objetivo de realizar inclusão na área de programação ensinando mulheres.

O conteúdo do curso pretende, entre outros objetivos:

1) Favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional e lógico para resolução de problemas do mundo real.
2) Fornecer a compreensão dos fundamentos da lógica de programação e das linguagens de programação Python e C, além do conhecimento dos dispositivos mecânicos e eletrônicos que compõem os sistemas utilizados em robótica educacional.
3) Desenvolver mecanismos automatizados que integrem programação e fundamentos da robótica educacional.
4) Desenvolver habilidades específicas de programação e robótica: saber utilizar dispositivos mecânicos e eletrônicos em sistemas físicos, saber utilizar linguagens de programação de forma orientada a mecanismos automatizados, aprimorar a capacidade de resolução de problemas desenvolver capacidade de trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de comunicação.
5) Desenvolver atitudes tais como: desenvolvimento da resiliência, do empreendedorismo, do relacionamento interpessoal e do comprometimento.

Confira os bairros atendidos
Em Cariacica, são os seguintes: Aparecida; Del Porto; Flexal I; Flexal II; Modelo; Morada Feliz; Morro do Sesi; Nova Canaã; Porto de Santana; Porto Novo; Presidente Médice; Retiro Saudoso; Vila Oásis; Vila Petrônio; Nova Esperança; Nova Rosa da Penha I; Nova Rosa da Penha II; Padre Matias (Itaenga); Vila Cajueiro; Vila Progresso; Vila Progresso I; e Vila Progresso II.

Em Vila Velha, são os bairros: Cobilândia; Alecrim; Alvorada; Cobi de Baixo; Cobi de Cima; Industrial; Jardim do Vale; Jardim Marilândia; Nova América; Planalto; Rio Marinho;
Santa Clara; São Torquato; Vale Encantado; Pólo Empresarial Novo México.

Na Serra: Castelândia; Centro Industrial do Município; Condomínio Ecológico Parque da Lagoa; Conjunto Jacaraípe; Feu Rosa; Ourimar; Portal Jacaraípe; São Pedro; Sítio Irema; Vila Nova de Colares.

E em Vitória: Andorinhas; Santa Martha; Joana D'arc; São Cristovão; Itararé; Da Penha;
São Benedito; Bonfim; Santos Dumont; Santa Cecília; Maruípe; e Tabuazeiro.