Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Rede de Incubadoras do Ifes realiza encontro na Fábrica de Ideias
Início do conteúdo da página

Rede de Incubadoras do Ifes realiza encontro na Fábrica de Ideias

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h09 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h31

O evento teve como objetivo estimular a integração dos núcleos incubadores e a organização da rede.

Rede Incubadoras7

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, nesta sexta-feira (30), a sexta edição do Encontro da Rede de Incubadoras. O evento aconteceu na Fábrica de Ideias e contou com palestras e reunião de trabalho. Participaram colaboradores de 11 núcleos incubadores dos campi do Ifes, além de convidados de iniciativas em inovação da Ufes, do Sebrae e da Fapes. O objetivo do encontro é estimular a integração dos núcleos incubadores, promovendo ao mesmo tempo a formação dos agentes envolvidos e a organização da rede.

Pela manhã, os participantes puderam assistir à palestra “Critérios de investimentos para ambientes de inovação”, ministrada pelo analista de investimentos Mateus Azzi, da Fundep Participações S.A. (Fundepar). Além de apontar quais os critérios utilizados pelos fundos de investimentos para decidir em quais empreendimentos o capital de risco será empregado, Azzi deu dicas valiosas sobre como as empresas incubadas devem preparar-se para os chamados pitchs, momento de apresentação do produto e do negócio para representantes desses fundos.

“É preciso entender muito bem o que aquele investidor está procurando, porque às vezes o negócio até tem um potencial de gerar lucro, mas não tem nenhuma relação com a tese dele. A partir daí, deve-se montar uma apresentação específica com base nos critérios que são utilizados por esse fundo para direcionar seus investimentos”, disse.

O período matutino contou ainda com falas do pró-reitor de Extensão, Renato Tannure; e do Diretor de Implantação da Fábrica de Ideias, Tadeu Pissinati Sant’Anna. Tannure destacou a importância das ações conjuntas da rede para seu desenvolvimento contínuo. “Temos um conjunto de oportunidades que estão sendo gestadas no âmbito do governo do estado, a partir dos recursos para atender à Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Já Pissinati pontuou a necessidade do desenvolvimento dos núcleos para melhorar o relacionamento com os investimentos privados. ”É uma jornada que temos que trilhar, pois as incubadoras são a ponta do Ifes que mais se relaciona com o ambiente empresarial”, destacou.

Na parte da tarde, foi a vez do professor César Tureta, da Universidade Federal do Espírito Santo ministrar a palestra “Criatividade e Economia Criativa”. Essa é uma área de atuação que existe em todos os núcleos da Rede de Incubadoras do Ifes.

Em seguida, houve uma apresentação do Programa Centelha da Inovação, realizada pelo diretor de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Elton Siqueira. Ele disse que as incubadoras do Ifes constituem uma importante rede que pode ajudar a difundir na instituição e na comunidade o programa, voltado para negócios de base tecnológica. 

O Sebrae apresentou aos participantes seus principais projetos e programas na área de inovação e as parcerias com a Rede de Incubadoras do Ifes.

O Coordenador da Rede de Incubadoras e Diretor da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Rodolpho da Cruz Rangel, comemorou o sucesso do evento. “O objetivo é que as equipes se conheçam e troquem experiências, para que a rede possa estar preparada para aproveitar as oportunidades de programas de iniciativa pública e privada que estão no horizonte", pontuou. Ele também agradeceu a presença dos convidados. "Contar com a parceria da Fapes, do Sebrae, da Fundepar e da Ufes é pra nós um grande incentivo," concluiu.

rede incubadora...
rede incubadoras1 rede incubadoras1
rede incubadora...
rede incubadoras2 rede incubadoras2
rede incubadora...
rede incubadoras3 rede incubadoras3
rede incubadora...
rede incubadoras4 rede incubadoras4
rede incubadora...
rede incubadoras5 rede incubadoras5
rede incubadora...
rede incubadoras6 rede incubadoras6
rede incubadora...
rede incubadoras7 rede incubadoras7
rede incubadora...
rede incubadoras8 rede incubadoras8
rede incubadora...
rede incubadoras9 rede incubadoras9

registrado em:
Fim do conteúdo da página