Página inicial > Notícias > Ifes sedia I Workshop de Polímeros do Espírito Santo

Ifes sedia I Workshop de Polímeros do Espírito Santo

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 15h51 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 15h51

O evento será no dia 3 de setembro, das 12h30 às 18h10, no Campus Vitória.

O Ifes – Campus Vitória sedia, no dia 3 de setembro, o I Workshop de Polímeros do Espírito Santo, com o tema “Polímeros na Indústria do Petróleo”. A programação terá início às 12h30, com a recepção dos participantes e seguirá com a palestra "Polímeros redutores de arraste", que será realizada pelo professor Marcus Vinícius Lisboa Motta. Às 14h05, terá início a capacitação intitulada "O processo SMC e aplicações no setor offshore", ministrada pelo engenheiro Igor Tristão. Às 15h15, o professor Breno Nonato de Melo falará sobre "Polímeros na tratabilidade do petróleo". A programação segue às 16h05, com o representante da MBB Enterprises, que tratará de "Fibras poliméricas para aplicação offshore". Agostinho Miranda Rocha, do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (SindiplastES), abordará o tema "SindiplastES e sua contribuição para o setor plástico do Espírito Santo".

As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail workshop.leste.es@gmail.com, com o envio do nome completo, RG, e-mail e telefone. A comissão organizadora do workshop é formada pelo professor Kinglston Soares, do Ifes – Campus Vitória, e pelas professoras Ana Lúcia Nazareth da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Ana Maria Furtado de Sousa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Os três docentes fazem parte da Associação Brasileira de Polímeros – Regional Leste (ABPol-Leste). A comissão destaca que a participação é gratuita e as vagas são limitadas.

O I Workshop de Polímeros do Espírito Santo é uma realização do Campus Vitória, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Associação Brasileira de Polímeros e do Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável (Nerdes).

Segundo o professor Kinglston, os materiais poliméricos – os plásticos, as borrachas e as fibras – são importantes no atual estágio de desenvolvimento da humanidade, por uma série de fatores: baixo custo de produção; facilidade de processamento; baixa densidade; estabilidade química; dentre outros.

Apesar de ser um material onipresente, em especial os plásticos, o seu uso não consciente, como o descarte inadequado e a escala de produção maior do que capacidade industrial de reciclagem, tem provocado problemas ambientais. Apesar disso, a generalização de que plásticos são "os vilões da natureza" se torna equivocada e deve ser esclarecida para a comunidade, o que também justifica a proposta do workshop.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Campus Vitória

Assunto(s): workshop , petróleo , reciclagem