Página inicial > Notícias > Professor do Ifes ganha Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Segurança Pública

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h29 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h36

Carlos Augusto Chamoun do Carmo, do Campus Viana, desenvolveu tese inédita com grande aplicação na área pericial.

slider chamoun

O professor do Ifes – Campus Viana, Carlos Augusto Chamoun do Carmo, é o único capixaba vencedor do Prêmio Espírito Público 2019. O docente é um dos três destaques da categoria Segurança Pública. Foi premiado por ter desenvolvido em seu doutorado uma tese inédita com grande aplicação na área pericial, levantando vestígios cruciais em casos de estupro e outros crimes.

Em 2016, a tese intitulada “Recuperação e identificação de DNA humano Y-STR, in vitro e in situ, a partir de imaturos de duas espécies de Calliphoridae (Insecta: Diptera) de importância forense” também foi escolhida como a melhor do país na área forense, pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF).

Chamoun contou que recebeu um e-mail do próprio site do prêmio, a partir da indicação de alguma pessoa, e se inscreveu sem grandes expectativas. “Contei a minha história em poucas linhas e a medida que as etapas foram avançando era necessário contar mais detalhes e comprovar o que estava sendo dito. As histórias foram avaliadas por 160 jurados e eu, sinceramente, não esperava ganhar. Mas hoje estou muito feliz, me sentindo muito reconhecido”, afirmou.

Além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, o professor também ganhou uma viagem para a Alemanha. “Lá vamos conhecer instituições públicas, entender como elas funcionam. Estou ansioso para ir e trazer novidades. Sou servidor público em dois órgãos públicos e faço da forma mais correta possível. Adoro dar aulas e passar o meu conhecimento, orientar os estudantes. Estou muito feliz por esse resultado", contou.

Em 2019, o prêmio recebeu 1049 trajetórias de profissionais que se dedicam ao serviço público no Brasil. Ao todo foram escolhidas 18 delas, nas categorias Educação; Gente, Gestão & Finanças Públicas; Meio Ambiente; Saúde; Segurança Pública; e Governo Digital. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

Prêmio Espírito Público
O Prêmio Espírito Público, maior premiação de reconhecimento de trajetórias no setor público brasileiro, busca revelar a importância dos profissionais que se dedicam ao setor e suas histórias. É uma iniciativa coletiva de diversas instituições, co-realizado pelo Instituto República e pela Agenda Brasil do Futuro, ambas organizações sem fins lucrativos.

Saiba mais sobre o prêmio em: http://premioespiritopublico.org.br/