Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Proen realiza seminário sobre relações étnico-raciais e heteroidentificação
Início do conteúdo da página

Proen realiza seminário sobre relações étnico-raciais e heteroidentificação

Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 09h46 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h25

O evento tem objetivo de capacitar servidores de todos os campi para a verificação das autodeclarações étnico-raciais em processos seletivos.

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizará entre os 28 e 30 de agosto o Seminário “Diálogos Fundamentais: Relações Étnico-raciais e a Heteroidentificação no Ifes”. O evento, que acontecerá no auditório do Campus Cariacica, tem o objetivo de capacitar servidores para a atuação nas comissões Permanente e Locais de Heteroidentificação nos processos seletivos.

Essas comissões realizarão os procedimentos de verificação da veracidade da autodeclaração étnico-racial, apresentada pelos candidatos às vagas PPI quando do requerimento de matrícula. Esses procedimentos serão obrigatórios em todos os níveis, modalidades e ofertas do Ifes.

No seminário, serão abordadas as bases epistemológicas e políticas das relações raciais no Brasil, suas interfaces nas instituições educacionais e o conhecimento da história e cultura indígena no Brasil e no Espírito Santo. Além disso será contemplada a Lei 12.711/2012, conhecida como “Lei de Cotas” e os desafios de sua implementação pelas instituições federais de ensino, assim como as perspectivas e procedimentos de verificação da autodeclaração e as responsabilidades institucionais no combate às fraudes.

O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Ifes no YouTube.

Veja a programação:

28 de agosto
8h – Credenciamento
8h30 – Recepção aos Participantes/ Apresentação Cultural
9h – Mesa de abertura
10h – Mesa: História, Cultura e Educação Indígena no Brasil – Profa. Ma. Katia Silene Zorthêa (Ifes), Prof. Eliton Tupinikim (Aldeia Caieiras Velha/Aracruz) e Cacique Marcelo Guarani (Aldeia Ka'agwy Porã/Aracruz)
12h Intervalo
13h30 – Mesa: História e Cultura Indígena no Espírito Santo – Profa. Dra. Kalna Mareto Teao (Ifes) e Prof. Me. Mauro Guarani (Aldeia Caieiras Velha/Aracruz)
15h – Intervalo
15h30 – Palestra: Teorias Científicas e Políticas de Branqueamento e a Produção da Nação Brasileira nos Séculos XIX e XX – Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos (UFMT)
18h – Encerramento

29 de agosto
8h – Palestra: O Racismo Estrutural Brasileiro: o Sistema de classificação racial e as bancas de heteroidentificação étnico-racial nas políticas afirmativa de acesso ao ensino superior – Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos (UFMT)
9h30 – Intervalo
10h – Palestra: Raça, racismo e políticas antirracistas: o protagonismo do movimento negro na agenda estatal brasileira – Prof. Dr. Gustavo Henrique de Araújo Forde (Ufes)
12h – Intervalo
13h30 – Mesa: Território, Negritude e Educação – Profa. Dra. Kiusam de Oliveira (Ufes) e Crislaine Zeferina (Fejunes)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa: Reparação histórica, direito à diferença e especificidades da educação das relações étnico-raciais no Brasil – Elisandra de Oliveira Olímpio (MPF) e Phelipe França (Defensoria Pública/ES)
18h – Encerramento do 2º dia

30 de agosto
8h – Mesa: Desafios, Perspectivas e Procedimentos de Verificação da Autodeclaração Discente – Comissões
9h30 – Intervalo
10h – Grupos de Discussão
12h – Intervalo
13h30 – Plenária: Aprovação da Minuta do Protocolo de Implementação da Heteroidentificação nos Processos Seletivos do Ifes
15h30 – Mesa de Encerramento

Fim do conteúdo da página