Página inicial > Notícias > Terceiro texto do projeto Proensino aborda o nome social

Terceiro texto do projeto Proensino aborda o nome social

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h52 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 16h21

Coletânea feita pela Proen visa auxiliar na compreensão de diversas questões com conteúdo de rápida leitura.

A Pró-Reitoria de Ensino lança nesta segunda-feira (12) o terceiro texto da coletânea do projeto Proensino com o título “Nome Social: Por quê? Pra quê? Pra quem?”. O Proensino, iniciado em junho deste ano, tem o objetivo de auxiliar na compreensão de diversas questões dentro do Ifes, utilizando conteúdo direto e de rápida leitura.

O novo texto explica que o nome social não é uma forma de apelido ou um jeito de a pessoa evitar usar um nome de registro que lhe desagrade, mas sim uma maneira de o indivíduo ter reconhecida sua identidade de gênero. É ressaltado que a adoção do nome social é um direito – previsto, por exemplo, na Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1/2018 – e que ajuda a garantir um ambiente mais acolhedor e amigável, o que impacta na permanência do aluno na escola.

Os textos anteriores do Proensino foram lançados nos meses de abril e junho. O primeiro falava sobre “Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: que aluno(a) queremos formar?”. Já o segundo abordou o tema “Recuperar pra quê?”.

Os conteúdos têm sido construídos a partir de questões levantadas na rotina de trabalho da Assessoria de Gestão Educacional da Proen, por uma comissão de docentes, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e discentes de cursos de licenciatura (Letras e Pedagogia).

Acesse o terceiro texto do Proensino - “Nome Social: Por quê? Pra quê? Pra quem?”

Acesse a página do Proensino e veja todos os textos.

Assunto(s): proensino , nome social , texto