Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes conquistam 44 medalhas em competições de matemática em Taiwan

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 12h35 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 18h46

Participaram da AIMO e da WMGO estudantes dos campi de Alegre, Cariacica e Nova Venécia.

Estudantes dos campi de Alegre, Cariacica e Nova Venécia, do Instituto Federal do Espírito Santo, conquistaram 44 medalhas de ouro, prata e bronze na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) e na World Mathematics Game Open (WMGO), competições que aconteceram entre os dias 5 e 8 de agosto, em Taiwan. As delegações contaram com a participação de 25 estudantes e de professores que acompanharam os grupos.

A estudante Eduarda Stein Christ, do Campus Cariacica, que foi medalhista de prata na olimpíada e de ouro nos jogos, contou que a experiência que teve na Tailândia no último ano foi fundamental para o seu resultado. “A prova é bem diferente das olimpíadas do Brasil, no geral. É uma prova mais ‘seca’, direta, diferente das questões contextualizadas que vemos sempre, principalmente no Enem. Mas isso não impede de ser feito, apenas é algo característico da educação daqui, como a matemática é aplicada. É uma experiência muito legal, e dá uma quebra na realidade a que somos acostumados”, afirmou.

Outro aspecto destacado pela medalhista é um aumento da participação dos estudantes. “Eu fiquei feliz em ver uma participação mais ativa esse ano do Brasil. Isso mostra que estamos crescendo em competições internacionais. No nosso próprio campus, por exemplo, já dobrou o número de participantes, é um número significativo. E sempre me surpreende como os países da Ásia que participam sempre trazem muitas crianças pra esse lado matemático e ganham premiações em peso. É algo legal para se comparar com a educação do Brasil”, destacou.

Para o professor Robson Luiz da Silva, que acompanhou a delegação de Cariacica, os resultados são surpreendentes. “A experiência já é fantástica por si só: levar estudantes entre 15 e 18 anos para o outro lado do mundo para disputar em uma olimpíada com estudantes de países que são reconhecidos por serem os melhores nas exatas. Mas voltamos com muitas medalhas, vivenciamos momentos incríveis, foi muito bom”, contou o professor.

O Ifes garantiu a participação de parte dos estudantes nas competições por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo. O recurso custeou despesas com passagens, hospedagens, alimentação e inscrições. Os estudantes também realizaram chamadas para patrocínio, “vaquinhas eletrônicas” e contaram com o apoio do jogador Richarlison.

Veja os medalhistas:

Campus de Alegre