Página inicial > Notícias > Campus Colatina desenvolve programa que prepara servidores para a aposentadoria

Campus Colatina desenvolve programa que prepara servidores para a aposentadoria

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 10h49 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h25

No primeiro encontro do Pré-Para Ifes, para todos os servidores do campus, o tema foi Educação Financeira.

preparaifes colatina slider

O Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza neste segundo semestre o Pré-Para Ifes, programa que tem como objetivo promover a educação para a aposentadoria, buscando uma reflexão quanto a sua repercussão nos diversos aspectos da vida. A ideia é envolver todos os servidores do campus, especialmente os que têm aposentadoria programada para os próximos dois anos.

Após um levantamento de demanda, foram escolhidos diversos temas que nortearão os encontros. Sensibilização, educação financeira, saúde e qualidade de vida, empreendedorismo, mudanças no contexto familiar pós-aposentadoria, regras previdenciárias, planejamento de vida e gestão do tempo pós-aposentadoria foram considerados os mais relevantes pelo público.

A psicóloga do campus, e presidente da comissão que conduz o programa, Milena Bertollo, explicou que foram considerados dois perfis de servidores com necessidades e interesses diferentes. “Descobrimos que os servidores mais jovens gostariam de saber mais sobre temas relacionados a finanças e regras orçamentárias. Já as pessoas que se aposentarão em breve querem discutir sobre angústias, sobre o novo dia a dia e relações familiares pós-aposentadoria”, contou.

Por isso, o programa propõe um encontro a cada semestre com todos os servidores. O primeiro aconteceu na última semana e teve como tema a Educação Financeira. O diretor do campus, Octavio Cavalari Junior, destacou as motivações do novo programa. “O fenômeno aposentadoria é, de um modo geral, permeado por múltiplos sentimentos positivos e negativos que impactam a vida do trabalhador. E quanto antes o servidor começar a fazer um planejamento adequado para esse momento, maiores as chances de viver essa transição de maneira mais saudável e menos sofrida”, destacou o gestor.

A comissão que conduz os trabalhos do Pré-Para Ifes é composta por servidores da Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade (CGAC), da Coordenadoria de Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) e de docentes de todos os eixos tecnológicos do campus.