Página inicial > Notícias > Estudante do Ifes é a única capixaba da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística 2019

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 09h21 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 10h01

Também fazem parte do time sete estudantes de escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará e Pernambuco.

julia linguistica slider

A estudante Julia Ramos Alves, do Ifes – Campus Vitória, é a única capixaba selecionada para compor a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), que acontece entre 29 de julho e 02 de agosto, na Coreia do Sul. Além dela, fazem parte da “seleção brasileira de Linguística” outros sete estudantes de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Ceará e Pernambuco.

Julia, que é estudante do 4° ano do curso de Técnico em Edificações, conta que gosta muito dos desafios que as olimpíadas proporcionam. “Quando eu descobri a Olimpíada Brasileira de Linguística eu achei muito interessante porque também tem a ver, de certa forma, com o aprendizado de línguas estrangeiras, no sentido da percepção de fenômenos linguísticos que estão presentes em cada uma”, afirmou.

Entre os dias 17 e 22 de junho, Julia e os demais selecionados passaram por um treinamento no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e participaram de atividades de lógica, testes de velocidade, provas olímpicas e palestras com docentes do instituto.

“O treinamento foi muito interessante. Nós resolvemos problemas individuais e de grupo que estão no nível da internacional, percebendo quais eram os pontos fortes de cada um dos participantes e também tivemos conversas com professores da área de linguística lá da Unicamp. Quero aproveitar ao máximo a viagem à Coreia, aprofundando o que eu venho aprendendo sobre linguística e interagindo com pessoas do mundo inteiro”, contou a estudante.

Até o momento da seleção para a IOL, Julia passou por três fases na Olimpíada Brasileira de Linguística: prova online; prova presencial; e Escola de Linguística de Outono (ELO), quando os 60 melhores estudantes passaram uma semana na Universidade Federal de São Carlos e foram selecionados 8 para representar o Brasil. Em 2019, mais de 2500 estudantes participaram da seleção.