Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Nova Venécia oferta aulas de esportes e Inglês a mais de 600 pessoas

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 13h58 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h33

Iniciativa chamada Transformando Vidas conta com diversos parceiros na cidade e funciona de forma gratuita.

Um projeto de extensão do Campus Nova Venécia está movimentando toda a cidade com a oferta de aulas de artes marciais, yoga, dança e inglês. A iniciativa Transformando Vidas já atende a cerca de 600 pessoas, de todas as idades, e conta com vários parceiros, entre ONGs, instituições de ensino e outros órgãos públicos. Segundo o coordenador, o servidor técnico-administrativo Sollyvan Rangel Mazziolli, o objetivo é promover a cidadania, além da melhoria das capacidades físicas e da qualidade de vida dos envolvidos.

Sollyvan conta que tudo começou em agosto de 2018, com a oferta de aulas de lutas. “Eu fazia taekwondo quando era criança, e um conhecido me procurou para reativar aquela turma. Assim surgiu a ideia de oferecer as aulas”, lembrou. A partir daí, o projeto foi iniciado com taekwondo, caratê, jiu-jitsu e capoeira.

O sucesso foi tanto que a equipe resolveu fazer um programa maior em 2019, com planos de expansão pelos próximos três anos. Até o momento, 22 professores, entre servidores do Ifes e outros parceiros, estão envolvidos, e a oferta de aulas foi ampliada, passando a contemplar também kung fu, judô, yoga, dança e Inglês. Até o final do ano, serão incluídos natação e muay thai.

A iniciativa prioriza alunos de escolas públicas e moradores de bairros que apresentam maior índice de vulnerabilidade social, porém, é aberta a toda a comunidade enquanto houver vagas nas aulas. Além dos esportes e do Inglês, são promovidas periodicamente palestras com temas diversos, como aproveitamento escolar, meio ambiente, primeiros socorros e cultura nos esportes.

Os participantes do projeto também contam com acompanhamento físico, psicológico, nutricional e odontológico, e esse atendimento deverá ser ampliado por meio das parcerias estabelecidas pelo Transformando Vidas.

Hoje o programa tem o apoio do 2º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, da FisioClin, da Clínica Dr. Marcelo Franklin, da Multivix, da ONG Voluntários do Bem, ad ONG Voluntários de NV,d a Associação de Moradores do Bairro Santa Luzia, da Focolares de Nova Venécia, da Associação Sagaz de Capoeira, da Equipe Clã Jiu Jitsu, do Veneciano Karatê Club, da Associação de Kung-fu Shao-Lin do Sul, da Equipe Fight de Muay Thai e Kick Boxing, da Associação Esportiva de Taekwondo de Vila Velha e da Equipe Fight Taekwondo.

As aulas têm acontecido na faculdade Multivix e no ginásio de esportes da cidade, além do próprio campus. “Estamos tentando abrir as portas para mostrar que o Ifes é de todo mundo”, contou Sollyvan, que relatou ainda um retorno positivo da comunidade. “No ano passado mesmo, tivemos pais que elogiaram o projeto porque ajudou os filhos a buscarem outros caminhos. A procura pelas aulas foi bem grande este ano. Pulamos de 160 atendidos para mais de 600. O que queremos é mais pessoas para abraçar a causa e ajudar”, reforçou.

Quem tiver interesse em fazer aulas, deve se inscrever por meio de formulários on-line, de acordo com a modalidade. O coordenador explica que existem algumas turmas já fechadas, mas quando há desistência as vagas são novamente abertas.