Página inicial > Notícias > Recurso de emenda parlamentar garantirá participação de estudantes do Ifes em olimpíadas

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h42 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h42

Pelo menos 65 estudantes e professores participarão de competições estudantis nacionais e internacionais.

medalhista alegre

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) garantirá a participação de, pelo menos, 65 estudantes e professores da instituição em competições estudantis nacionais e internacionais, que acontecerão em 2019. O recurso para custear despesas com passagens, hospedagens, alimentação e inscrições é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo, no valor de R$ 300 mil.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, explicou que tem buscado alternativas para que as atividades da instituição continuem acontecendo. “Participar de olimpíadas e outras competições são oportunidades únicas na vida dos nossos estudantes. Precisamos garantir que eles continuem participando. Vamos cuidar para que a nossa excelência, como instituição, seja mantida, promovendo a cultura da qualidade, mesmo em momentos de contingenciamento”, afirmou.

Com o recurso serão custeadas despesas de estudantes e professores que acompanham os grupos na Olimpíada Internacional de Matemática, em Taiwan; na Olimpíada Mundial de Linguística, na Coreia do Sul na Olimpíada Brasileira de Astronomia, em São Paulo; na Olimpíada Brasileira de Matemática, na Bahia; e na MiniOnu, em Minas Gerais.

O deputado Evair de Melo contou como foi a articulação política para obter o recurso. “Ciente da necessidade de patrocínio, procurei o Ministério da Educação para buscarmos uma solução conjunta. O Ifes tem dado um show nacionalmente em qualidade de ensino e, com certeza, os alunos representarão os capixabas e o Brasil muito bem!”, afirmou.