Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Aracruz é primeira unidade do Ifes com processos 100% eletrônicos
Início do conteúdo da página

Campus Aracruz é primeira unidade do Ifes com processos 100% eletrônicos

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 16h08 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 16h08

Em toda a instituição, cerca de 45% dos processos são eletrônicos.

O Campus Aracruz é a primeira unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a contar com a tramitação 100% eletrônica dos processos. Desde 17 de maio, a abertura é feita exclusivamente via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Considerando todo o Ifes, atualmente cerca de 45% dos processos são eletrônicos, segundo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi). “Avalio que velocidade de adesão ao processo eletrônico no Ifes tem sido rápida e satisfatória, pois somente em fevereiro de 2019 essa funcionalidade do Sipac foi habilitada para os servidores”, afirma o pró-reitor Luciano Toledo.

O Campus Aracruz recebeu representantes de setores de protocolo de todos os campi no dia 2 de maio para um treinamento presencial, que ajudou a alavancar a adesão ao sistema. Os participantes dessa capacitação têm se tornado multiplicadores do treinamento, e os próprios campi têm colaborado entre si na implantação. “O esforço na implantação do sistema visou assegurar a eficiência com segurança, transparência e economicidade, além de ampliar a sustentabilidade ambiental e o acesso do cidadão às instâncias administrativas”, registrou o diretor-geral do Campus, Leandro Bitti.

A Prodi propôs uma minuta de o regulamento para o processo eletrônico no Ifes, que está sendo aprimorada com auxílio de servidores especialistas em protocolo e gestão documental, para que futuramente todas as unidades do Instituto trabalhem de forma alinhada. O documento também será colocado em consulta pública para a apreciação e apontamentos de toda a comunidade do Ifes.

“O processo eletrônico veio para melhorar a gestão administrativa e, a partir dele, avançaremos mais rápido com os mecanismos de transformação digital no Ifes, em sintonia com a legislação da área e com a Estratégia de Governança Digital do governo federal”, afirmou o reitor Jadir Pela.

Acesse o tutorial do processo eletrônico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página