Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Todos os campi do Ifes vão certificar conclusão do ensino médio pelo Encceja
Início do conteúdo da página

Todos os campi do Ifes vão certificar conclusão do ensino médio pelo Encceja

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 14h22 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2019, 11h02

Inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vai até 31 de maio.

A partir deste ano, todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) passarão a emitir certificados de conclusão de ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019). Anteriormente, somente 13 campi emitiam o certificado.

O Encceja é um exame gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental antes dos 15 anos de idade, ou o ensino médio antes dos 18 anos de idade. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de maio. É necessário indicar já nesta etapa por qual instituição o candidato deseja ser certificado. No caso de optar por uma das unidades do Ifes, a certificação oferecida é apenas do ensino médio (ou a declaração parcial, se o candidato não atingir a nota mínima em todas as áreas de conhecimento).

As provas estão marcadas para 25 de agosto. Para conseguir o diploma, é necessário obter no mínimo 100 pontos nas quatro provas objetivas do Encceja e atingir, adicionalmente, pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Acesse a página do Encceja 2019. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página